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Advisor(s)
Abstract(s)
As reflexões presentes neste trabalho são decorrentes dos resultados de
uma pesquisa de doutorado que investigou a “Formação continuada de professores e
seus reflexos no ensino da leitura nos anos iniciais”, cujo objetivo principal foi
compreender as propostas de formação continuada de professores dos anos iniciais e
suas contribuições para a prática docente no que concerne ao ensino de leitura. Para
tanto, realizamos um levantamento sobre estudos que trataram dos temas base da
investigação, a saber: sobre formação continuada, utilizamos: Shön, (2000); Nóvoa,
(1999), Imbernón (2010) entre outros. Analisamos os Programas Pró-letramento
(2007) e PNAIC (2012) que abordam a leitura a partir das relações entre os sujeitos
e seus conhecimentos. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada na Secretaria
de Educação e em duas escolas pública da cidade de Maceió. Os resultados
demonstram que a formação continuada contribui de forma significativa para o
ensino de leitura nos anos iniciais, o que já representa um avanço, porém,
verificamos que os professores ainda encontram impasses em sala de aula, para
abordar esses conhecimentos adquiridos, e desenvolver o aprendizado significativo
da leitura, ou seja, os professores, mesmo depois de passar por uma formação inicial
(em pedagogia) e por formações continuadas, ainda encontram dificuldades em
utilizar os conceitos e orientações para o ensino da leitura em sala de aula.
Description
Keywords
Formação continuada Professores Ensino da leitura
Pedagogical Context
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (37-49). Lisboa: Edições ISPA.
Publisher
Edições ISPA