Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
110.39 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As reflexões presentes neste trabalho são decorrentes dos resultados de
uma pesquisa de doutorado que investigou a “Formação continuada de professores e
seus reflexos no ensino da leitura nos anos iniciais”, cujo objetivo principal foi
compreender as propostas de formação continuada de professores dos anos iniciais e
suas contribuições para a prática docente no que concerne ao ensino de leitura. Para
tanto, realizamos um levantamento sobre estudos que trataram dos temas base da
investigação, a saber: sobre formação continuada, utilizamos: Shön, (2000); Nóvoa,
(1999), Imbernón (2010) entre outros. Analisamos os Programas Pró-letramento
(2007) e PNAIC (2012) que abordam a leitura a partir das relações entre os sujeitos
e seus conhecimentos. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada na Secretaria
de Educação e em duas escolas pública da cidade de Maceió. Os resultados
demonstram que a formação continuada contribui de forma significativa para o
ensino de leitura nos anos iniciais, o que já representa um avanço, porém,
verificamos que os professores ainda encontram impasses em sala de aula, para
abordar esses conhecimentos adquiridos, e desenvolver o aprendizado significativo
da leitura, ou seja, os professores, mesmo depois de passar por uma formação inicial
(em pedagogia) e por formações continuadas, ainda encontram dificuldades em
utilizar os conceitos e orientações para o ensino da leitura em sala de aula.
Description
Keywords
Formação continuada Professores Ensino da leitura
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (37-49). Lisboa: Edições ISPA.
Publisher
Edições ISPA