Repository logo
 
Publication

Dificuldades de aprendizagem na visão de professores do 4º ano do ensino fundamental da secretaria de educação do distrito federal

dc.contributor.authorFreitas, Érika Rodrigues de
dc.contributor.authorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
dc.date.accessioned2019-05-13T15:55:12Z
dc.date.available2019-05-13T15:55:12Z
dc.date.issued2019-04
dc.description.abstractNa condição de Pedagoga, tenho me deparado com inúmeros problemas referentes a aprendizagem dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como os professores lidam didaticamente com as dificuldades de aprendizagem de seus alunos? Este trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos professores acerca das Dificuldades de Aprendizagem dos estudantes bem como a forma de lidar com tais situações no ambiente de aprendizagem de uma escola pública do Distrito Federal – DF/Brasil. A fundamentação teórica encontra-se pautada em Piaget (1971), Pulaski (1983), Vygotsky (1994), Mello (2004) e outros quanto as categorias Apren - dizagem, Ensino e Didática. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualita - tiva em que foi aplicado questionários (GIL, 1984) à dez professores do 4ª ano do Ensino Fundamental. Os resultados mostraram que os professores compreendem três concepções distintas de Dificuldades de Aprendizagem quais sejam: assimilar conteúdos, incapacidade em assuntos específicos e obstáculos durante o processo de aprendizagem como: dificuldade na escrita, na leitura, na fala, na concentração e em cálculos matemáticos. Verificou-se que a atuação desses profissionais frente a esse fenômeno está centrada na superação das dificuldades, realizando intervenções, bus - cando apoio em instituições sociais como a família e a escola. O interesse em discutir este tema decorre da necessidade de encontrar iniciativas visando à construção de novas metodologias que evitem ou superem as Dificuldades de Aprendizagem e ressaltem o papel do Pedagogo neste contexto. Neste sentido, conclui-se que o conhecimento didático é pouco empregado pelospt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (141-154). Lisboa: Edições ISPA.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-55-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7037
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10400.12/6995pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectDidáticapt_PT
dc.titleDificuldades de aprendizagem na visão de professores do 4º ano do ensino fundamental da secretaria de educação do distrito federalpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage154pt_PT
oaire.citation.startPage141pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ATAS-XIV-CI-PsicologiaEducacao 141-154.pdf
Size:
114.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: