Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
114.34 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Na condição de Pedagoga, tenho me deparado com inúmeros problemas
referentes a aprendizagem dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Como os professores lidam didaticamente com as dificuldades de aprendizagem de
seus alunos? Este trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos professores
acerca das Dificuldades de Aprendizagem dos estudantes bem como a forma de lidar
com tais situações no ambiente de aprendizagem de uma escola pública do Distrito
Federal – DF/Brasil. A fundamentação teórica encontra-se pautada em Piaget (1971),
Pulaski (1983), Vygotsky (1994), Mello (2004) e outros quanto as categorias Apren -
dizagem, Ensino e Didática. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualita -
tiva em que foi aplicado questionários (GIL, 1984) à dez professores do 4ª ano do
Ensino Fundamental. Os resultados mostraram que os professores compreendem três
concepções distintas de Dificuldades de Aprendizagem quais sejam: assimilar
conteúdos, incapacidade em assuntos específicos e obstáculos durante o processo de
aprendizagem como: dificuldade na escrita, na leitura, na fala, na concentração e em
cálculos matemáticos. Verificou-se que a atuação desses profissionais frente a esse
fenômeno está centrada na superação das dificuldades, realizando intervenções, bus -
cando apoio em instituições sociais como a família e a escola. O interesse em discutir
este tema decorre da necessidade de encontrar iniciativas visando à construção de
novas metodologias que evitem ou superem as Dificuldades de Aprendizagem e
ressaltem o papel do Pedagogo neste contexto. Neste sentido, conclui-se que o
conhecimento didático é pouco empregado pelos
Description
Keywords
Dificuldades de aprendizagem Ensino Didática
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Atas do XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação (141-154). Lisboa: Edições ISPA.
Publisher
Edições ISPA