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A família e a escola na construção da cidadania
dc.contributor.author | Neto, Arthur Moreira da Silva | |
dc.contributor.author | Lobo, Cristina Costa | |
dc.contributor.author | Carvalho, Olívia de | |
dc.date.accessioned | 2017-03-25T13:33:45Z | |
dc.date.available | 2017-03-25T13:33:45Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | A família e a escola desempenham um papel importantíssimo na construção da cidadania de crianças e jovens. Portanto, individualmente e em conjunto, ambas podem e devem possibilitar o desenvolvimento de competências necessárias a uma vida harmónica e equilibrada em sociedade. O exemplo dos mais velhos é fundamental para a assimilação e aprendizagem da vida democrática, com responsabilidade, autonomia e solidariedade. A educação para a carreira pode favorecer desde cedo o futuro adulto a ter uma vida profissional e produtiva mais satisfatória, realizando atividades para as quais esteja efetivamente vocacionado. O objetivo do presente artigo é refletir e repensar o papel da família e da escola na formação de sujeitos cidadãos. Infelizmente, os pais contemporâneos eximem-se da autoridade que lhes seria devida para educar seus filhos, optando por transferirem tal responsabilidade para a escola (Savater, 2008). Se outrora pensávamos apenas na necessidade de educar nossos filhos e alunos, hoje também já carecemos de uma educação parental (Gameiro, 2004; Delgado-Martins, 2011). Uma intervenção recomendada aos profissionais e familiares que atuam junto aos jovens deve considerar uma tríplice função: «… mudança de atitude dos adultos face aos adolescentes; aposta no diálogo intergeracional; ajuda aos jovens na concretização dos seus projectos de vida» (Matos & Sampaio, 2009, pp. 23-24). Sem alguns parâmetros, minimamente coerentes e sensatos, de vivência social e cívica de professores, pais, outros familiares e/ou pessoas próximas, dificilmente teremos no futuro uma sociedade verdadeiramente cidadã. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.247-261). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-989-8384-15-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5357 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Família | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Cidadania | pt_PT |
dc.title | A família e a escola na construção da cidadania | pt_PT |
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oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 261 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 247 | pt_PT |
oaire.citation.title | 12º Colóquio de Psicologia e Educação | pt_PT |
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