Publication
Estádios de implementação e o modelo baseado nas rotinas
dc.contributor.author | Boavida, Tânia | |
dc.date.accessioned | 2017-06-21T11:47:54Z | |
dc.date.available | 2017-06-21T11:47:54Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | A implementação de práticas baseadas em evidência não é um evento, mas antes um processo bem definido e que implica diferentes fases ao longo de 2 a 4 anos. Nesta comunicação serão descritos os quatro estádios de implementação relativamente ao Modelo Baseado nas Rotinas: (1) Exploração – onde são identificadas as necessidades da organização (que pode ser um serviço, uma instituição, um estado ou um país) e as práticas que podem dar resposta a estas necessidades; (2) Instalação – onde se inicia a construção de novas competências através de mudanças estruturais e funcionais desenhadas no processo de planificação da implementação; (3) Implementação inicial – onde uma primeira geração de profissionais implementa as novas práticas e são realizados ajustes através de uma monitorização sistemática da fidelidade de implementação; e (4) implementação total – quando existe uma mudança do sistema e da cultura da organização e a totalidade da população alvo é abrangida pelas práticas, por exemplo todas as famílias servidas pela organização recebem a intervenção ou todos os profissionais implementam as práticas com fidelidade. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Mata, L., Martins, M. (Eds.), Monteiro, V., Morgado, J., Peixoto, F., Silva, A., & Silva, J. Diversidade e educação: Desafios atuais: Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 2015. (153-164). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-33-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5559 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.title | Estádios de implementação e o modelo baseado nas rotinas | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 164 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 153 | pt_PT |
oaire.citation.title | Diversidade e educação: Desafios atuais: Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 2015 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |