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Abstract(s)
A implementação de práticas baseadas em evidência não é um evento,
mas antes um processo bem definido e que implica diferentes fases ao longo de 2 a
4 anos. Nesta comunicação serão descritos os quatro estádios de implementação
relativamente ao Modelo Baseado nas Rotinas: (1) Exploração – onde são
identificadas as necessidades da organização (que pode ser um serviço, uma
instituição, um estado ou um país) e as práticas que podem dar resposta a estas
necessidades; (2) Instalação – onde se inicia a construção de novas competências
através de mudanças estruturais e funcionais desenhadas no processo de
planificação da implementação; (3) Implementação inicial – onde uma primeira
geração de profissionais implementa as novas práticas e são realizados ajustes
através de uma monitorização sistemática da fidelidade de implementação; e (4)
implementação total – quando existe uma mudança do sistema e da cultura da
organização e a totalidade da população alvo é abrangida pelas práticas, por
exemplo todas as famílias servidas pela organização recebem a intervenção ou
todos os profissionais implementam as práticas com fidelidade.
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Keywords
Citation
In Mata, L., Martins, M. (Eds.), Monteiro, V., Morgado, J., Peixoto, F., Silva, A., & Silva, J. Diversidade e educação: Desafios atuais: Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 2015. (153-164). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário