Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Psychometric properties of the World Health Organization Quality of Life Instrument-Abbreviated version in Portuguese-speaking adults from three different countries

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

To evaluate the validity, reliability and invariance of the World Health Organization Quality of Life Instrument-Abbreviated version (WHOQOL-Bref) in Portuguese-speaking adults from three different countries.
Objetivo: Avaliar a validade, a confiabilidade e a invariância do World Health Organization Quality of Life instrument-Abbreviated version (WHOQOL-Bref) em adultos de três diferentes países de língua portuguesa. Métodos: Um total de 4.020 indivíduos brasileiros, portugueses e moçambicanos participaram do estudo. A amostra total foi dividida em quatro amostras: pacientes brasileiros (n = 1.120), estudantes brasileiros (n = 1.398), estudantes portugueses (n = 1.165) e estudantes moçambicanos (n = 337). A validade fatorial do WHOQOL-Bref foi avaliada por meio de análise fatorial confirmatória. As validades convergente e discriminante do instrumento foram avaliadas utilizando a variância média extraída (VEM) e o quadrado do coeficiente de correlação de Pearson (r2), respectivamente. A confiabilidade composta e o coeficiente alfa ordinal foram utilizados como medidas de confiabilidade. As invariâncias métrica, escalar e estrita do WHOQOL-Bref foram avaliadas por análise multi-grupos em subamostras independentes (dentro de cada amostra) e somente entre Brasil e Portugal (transnacional), porque o modelo configuracional de Moçambique era diferente. Resultados: O modelo original do WHOQOL-Bref não apresentou bom ajustamento para as amostras. Diferentes itens foram excluídos para ajustar o instrumento em cada amostra (modelos diferentes para o WHOQOL-Bref entre amostras brasileiras, portuguesas e moçambicanas). A VEM e o r2 não foram adequados; entretanto, a confiabilidade do WHOQOL-Bref foi boa, exceto na amostra moçambicana. A invariância foi encontrada apenas em subamostras independentes. Conclusão: Os modelos ajustados do WHOQOL-Bref apresentaram adequada validade fatorial e invariância em subamostras independentes. A não invariância transnacional do WHOQOL-Bref revela a influência da cultura na operacionalização do construto qualidade de vida.

Description

Keywords

Quality of life Validity Reliability Students Patients Qualidade de vida Validade Confiabilidade Estudantes Pacientes

Citation

Trends Psychiatry Psychotherapy,40(2),104-113. Doi: 10.1590/2237-6089-2017-0058.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue