Repository logo
 
Publication

Estilos parentais, adaptação académica e bem-estar psicológico em jovens adultos

dc.contributor.authorGranja, Maria Bárbara
dc.contributor.authorMota, Catarina Pinheiro
dc.date.accessioned2018-10-24T11:22:29Z
dc.date.available2018-10-24T11:22:29Z
dc.date.issued2018-09
dc.description.abstractResumo: O desenvolvimento de relações de vinculação seguras com as figuras significativas e os estilos parentais, sugerem assumir um papel importante para o jovem adulto na transição e adaptação aos desafios externos, nomeadamente, à adaptação ao contexto académico e à manutenção de um bem-estar psicológico. O presente estudo objetivou analisar o papel dos estilos parentais na adaptação académica e bem-estar psicológico de jovens adultos assim como testar o papel moderador do género na associação anterior. A amostra foi constituída por 787 jovens universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos (M=20.07, DP=1.7). Os resultados apontam para um efeito preditor positivo do bem-estar psicológico face à adaptação académica. Verificou-se também a existência de um efeito moderador do género na associação entre o estilo parental autoritativo, face ao pai e à mãe, e a adaptação académica.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The development of secure attachment relationships with significant figures and parenting styles suggests that they play an important role for the young adult in the transition and adaptation to external challenges, in particular, adaptation to the academic context and maintenance of psychological wellbeing. The present study aimed to analyze the role of parenting styles in the academic adaptation and psychological well-being of young adults as well as to test the moderating role of gender in the previous association. The sample consisted of 787 university students aged 18 to 25 years (M=20.07, SD=1.7). The results point to a positive predictor effect of psychological well-being in relation to academic adaptation. It was also found that there is a gender moderating effect on the association between the authoritative parenting style, to father and mother, and academic adjustment.pt_PT
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi parcialmente financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do projeto PEst-C/PSI/UI0050/2011 e fundos do FEDER através do programa COMPETE no âmbito do projeto FCOMP-01-0124-FEDER-022714.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGranja, M. B., & Mota, C. P. (2018). Estilos parentais, adaptação académica e bem-estar psicológico em jovens adultos. Análise Psicológica, 36(3), 311-326. https://doi.org/10.14417/ap.1415pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.1415pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6673
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1415pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEstilos parentaispt_PT
dc.subjectAdaptação académicapt_PT
dc.subjectBem-estar psicológicopt_PT
dc.subjectParenting stylespt_PT
dc.subjectAcademic adjustmentpt_PT
dc.subjectPsychological well-beingpt_PT
dc.titleEstilos parentais, adaptação académica e bem-estar psicológico em jovens adultospt_PT
dc.title.alternativeParenting styles, academic adaptation and psychological well-being in young adultspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage326pt_PT
oaire.citation.issue3
oaire.citation.startPage311pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume36pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP_36(3)_311.pdf
Size:
135.09 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: