Publication
Estilos parentais, adaptação académica e bem-estar psicológico em jovens adultos
dc.contributor.author | Granja, Maria Bárbara | |
dc.contributor.author | Mota, Catarina Pinheiro | |
dc.date.accessioned | 2018-10-24T11:22:29Z | |
dc.date.available | 2018-10-24T11:22:29Z | |
dc.date.issued | 2018-09 | |
dc.description.abstract | Resumo: O desenvolvimento de relações de vinculação seguras com as figuras significativas e os estilos parentais, sugerem assumir um papel importante para o jovem adulto na transição e adaptação aos desafios externos, nomeadamente, à adaptação ao contexto académico e à manutenção de um bem-estar psicológico. O presente estudo objetivou analisar o papel dos estilos parentais na adaptação académica e bem-estar psicológico de jovens adultos assim como testar o papel moderador do género na associação anterior. A amostra foi constituída por 787 jovens universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos (M=20.07, DP=1.7). Os resultados apontam para um efeito preditor positivo do bem-estar psicológico face à adaptação académica. Verificou-se também a existência de um efeito moderador do género na associação entre o estilo parental autoritativo, face ao pai e à mãe, e a adaptação académica. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract: The development of secure attachment relationships with significant figures and parenting styles suggests that they play an important role for the young adult in the transition and adaptation to external challenges, in particular, adaptation to the academic context and maintenance of psychological wellbeing. The present study aimed to analyze the role of parenting styles in the academic adaptation and psychological well-being of young adults as well as to test the moderating role of gender in the previous association. The sample consisted of 787 university students aged 18 to 25 years (M=20.07, SD=1.7). The results point to a positive predictor effect of psychological well-being in relation to academic adaptation. It was also found that there is a gender moderating effect on the association between the authoritative parenting style, to father and mother, and academic adjustment. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Este trabalho foi parcialmente financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do projeto PEst-C/PSI/UI0050/2011 e fundos do FEDER através do programa COMPETE no âmbito do projeto FCOMP-01-0124-FEDER-022714. | |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Granja, M. B., & Mota, C. P. (2018). Estilos parentais, adaptação académica e bem-estar psicológico em jovens adultos. Análise Psicológica, 36(3), 311-326. https://doi.org/10.14417/ap.1415 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.14417/ap.1415 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0870-8231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/6673 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições ISPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1415 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Estilos parentais | pt_PT |
dc.subject | Adaptação académica | pt_PT |
dc.subject | Bem-estar psicológico | pt_PT |
dc.subject | Parenting styles | pt_PT |
dc.subject | Academic adjustment | pt_PT |
dc.subject | Psychological well-being | pt_PT |
dc.title | Estilos parentais, adaptação académica e bem-estar psicológico em jovens adultos | pt_PT |
dc.title.alternative | Parenting styles, academic adaptation and psychological well-being in young adults | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 326 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 3 | |
oaire.citation.startPage | 311 | pt_PT |
oaire.citation.title | Análise Psicológica | pt_PT |
oaire.citation.volume | 36 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |