Repository logo
 
Publication

Uma proposta didático-pedagógica para a aprendizagem de física no ensino médio

dc.contributor.authorFernandes Mourão, Matheus
dc.contributor.authorSales, Gilvandenys Leite
dc.date.accessioned2019-04-30T11:32:13Z
dc.date.available2019-04-30T11:32:13Z
dc.date.issued2019-04
dc.description.abstractPara o processo de ensino e de aprendizagem há uma contínua busca por metodologias que visem motivar e despertar o interesse dos alunos em sua aprendizagem. O presente trabalho propõe o uso do ensino investigativo, um método que visa estimular os alunos a pensar, questionar e discutir assuntos em sala de aula, através de situações-problema. O objetivo deste trabalho é avaliar como o ensino investigativo pode ser uma ferramenta eficaz no processo de ensino e de aprendizagem. Para isso, foi elaborada uma unidade didática sobre Termodinâmica com uma abordagem investigativa, a fim de se identificar as vantagens do uso desta metodologia. Também foi aplicado um questionário aos alunos para avaliar a proposta metodológica. A aula e a seguir um questionário foram aplicados em uma turma de Ensino Médio localizada em uma escola no município de Fortaleza. Foi possível observar a participação ativa dos alunos na aula e a motivação dos mesmos durante a experimentação com a Lâmpada de Lava. A metodologia do ensino investigativo permite concluir que a motivação e o interesse do aluno podem se fazer presentes no momento de sua aplicação e, assim, pode-se inferir que um ensino eficaz de Física pode ser feito por meio dessa metodologia.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (295-310). Lisboa: Edições ISPA.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-54-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7020
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/6985pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_PT
dc.subjectEnsino de físicapt_PT
dc.subjectTermodinâmicapt_PT
dc.titleUma proposta didático-pedagógica para a aprendizagem de física no ensino médiopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage310pt_PT
oaire.citation.startPage295pt_PT
oaire.citation.titleEducar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículopt_PT
person.familyNameFernandes Mourão
person.familyNameSales
person.givenNameMatheus
person.givenNameGilvandenys
person.identifier.orcid0000-0002-6159-7803
person.identifier.orcid0000-0002-6060-2535
person.identifier.scopus-author-id57194072324
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication5de19554-9079-490b-89e5-64be27fbe936
relation.isAuthorOfPublication24eae488-b96d-4c43-a861-d6945e147d24
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5de19554-9079-490b-89e5-64be27fbe936

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Educar hoje 295-310.pdf
Size:
191.08 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: