Publication
Uma proposta didático-pedagógica para a aprendizagem de física no ensino médio
dc.contributor.author | Fernandes Mourão, Matheus | |
dc.contributor.author | Sales, Gilvandenys Leite | |
dc.date.accessioned | 2019-04-30T11:32:13Z | |
dc.date.available | 2019-04-30T11:32:13Z | |
dc.date.issued | 2019-04 | |
dc.description.abstract | Para o processo de ensino e de aprendizagem há uma contínua busca por metodologias que visem motivar e despertar o interesse dos alunos em sua aprendizagem. O presente trabalho propõe o uso do ensino investigativo, um método que visa estimular os alunos a pensar, questionar e discutir assuntos em sala de aula, através de situações-problema. O objetivo deste trabalho é avaliar como o ensino investigativo pode ser uma ferramenta eficaz no processo de ensino e de aprendizagem. Para isso, foi elaborada uma unidade didática sobre Termodinâmica com uma abordagem investigativa, a fim de se identificar as vantagens do uso desta metodologia. Também foi aplicado um questionário aos alunos para avaliar a proposta metodológica. A aula e a seguir um questionário foram aplicados em uma turma de Ensino Médio localizada em uma escola no município de Fortaleza. Foi possível observar a participação ativa dos alunos na aula e a motivação dos mesmos durante a experimentação com a Lâmpada de Lava. A metodologia do ensino investigativo permite concluir que a motivação e o interesse do aluno podem se fazer presentes no momento de sua aplicação e, assim, pode-se inferir que um ensino eficaz de Física pode ser feito por meio dessa metodologia. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (295-310). Lisboa: Edições ISPA. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8384-54-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/7020 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edições ISPA | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/6985 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_PT |
dc.subject | Ensino de física | pt_PT |
dc.subject | Termodinâmica | pt_PT |
dc.title | Uma proposta didático-pedagógica para a aprendizagem de física no ensino médio | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 310 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 295 | pt_PT |
oaire.citation.title | Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo | pt_PT |
person.familyName | Fernandes Mourão | |
person.familyName | Sales | |
person.givenName | Matheus | |
person.givenName | Gilvandenys | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6159-7803 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6060-2535 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57194072324 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 5de19554-9079-490b-89e5-64be27fbe936 | |
relation.isAuthorOfPublication | 24eae488-b96d-4c43-a861-d6945e147d24 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 5de19554-9079-490b-89e5-64be27fbe936 |