Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Uma proposta didático-pedagógica para a aprendizagem de física no ensino médio

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Educar hoje 295-310.pdf191.08 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Para o processo de ensino e de aprendizagem há uma contínua busca por metodologias que visem motivar e despertar o interesse dos alunos em sua aprendizagem. O presente trabalho propõe o uso do ensino investigativo, um método que visa estimular os alunos a pensar, questionar e discutir assuntos em sala de aula, através de situações-problema. O objetivo deste trabalho é avaliar como o ensino investigativo pode ser uma ferramenta eficaz no processo de ensino e de aprendizagem. Para isso, foi elaborada uma unidade didática sobre Termodinâmica com uma abordagem investigativa, a fim de se identificar as vantagens do uso desta metodologia. Também foi aplicado um questionário aos alunos para avaliar a proposta metodológica. A aula e a seguir um questionário foram aplicados em uma turma de Ensino Médio localizada em uma escola no município de Fortaleza. Foi possível observar a participação ativa dos alunos na aula e a motivação dos mesmos durante a experimentação com a Lâmpada de Lava. A metodologia do ensino investigativo permite concluir que a motivação e o interesse do aluno podem se fazer presentes no momento de sua aplicação e, assim, pode-se inferir que um ensino eficaz de Física pode ser feito por meio dessa metodologia.

Description

Keywords

Ensino por investigação Ensino de física Termodinâmica

Citation

In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (295-310). Lisboa: Edições ISPA.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Edições ISPA