| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 191.08 KB | Adobe PDF | 
Advisor(s)
Abstract(s)
Para o processo de ensino e de aprendizagem há uma contínua busca
por metodologias que visem motivar e despertar o interesse dos alunos em sua
aprendizagem. O  presente  trabalho  propõe  o  uso  do  ensino  investigativo, um
método que visa estimular os alunos a pensar, questionar e discutir assuntos em
sala de aula, através de situações-problema. O objetivo deste trabalho é avaliar
como  o  ensino  investigativo  pode  ser uma  ferramenta  eficaz  no  processo  de
ensino e de aprendizagem. Para isso, foi elaborada uma unidade didática sobre
Termodinâmica  com uma  abordagem  investigativa,  a  fim  de  se  identificar  as
vantagens do uso desta metodologia. Também foi aplicado um questionário aos
alunos para avaliar a proposta metodológica. A aula e a seguir um questionário
foram aplicados em uma turma de Ensino Médio localizada em uma escola no
município de Fortaleza. Foi possível observar a participação ativa dos alunos na
aula e a motivação dos mesmos durante a experimentação com a Lâmpada de
Lava. A metodologia do ensino investigativo permite concluir que a motivação
e o interesse do aluno podem se fazer presentes no momento de sua aplicação e,
assim, pode-se  inferir que um ensino eficaz de Física pode ser feito por meio
dessa metodologia.
Description
Keywords
 Ensino por investigação   Ensino de física   Termodinâmica 
Pedagogical Context
Citation
In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (295-310). Lisboa: Edições ISPA.
