Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
101.43 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo exploratório, ao considerar a Equitação
Terapêutica como uma área de intervenção tridimensional,
pretendeu enfatizar alguns dos aspectos relacionais
implícitos e averiguar se, após a aplicação da
Equitação Psico-Educacional – EPE (uma sessão semanal
durante dezasseis semanas), em cinco crianças
(entre os cinco e os dez anos) diagnosticadas com autismo,
se registariam: melhorias ao nível do desenvolvimento
e do comportamento; dados que pudessem
confirmar a eficácia do tratamento; progressos na
adequação de cada participante às diferentes tarefas
propostas no decurso das sessões. A metodologia utilizada
centrou-se na redacção integral de todas as sessões;
na utilização da Grelha de Observação (individual/
sessão) para Equitação Psico-Educacional (EPE),
com crianças autistas; na aplicação, aos participantes,
do Psychoeducational Profile Revised (Schopler et al.,
1994) antes (teste) e depois (reteste) da aplicação do
tratamento; na aplicação quinzenal, aos pais, do Autism
Treatment of Evaluation Checklist (Rimland &
Edelson, 2000); e, por último, na utilização de técnicas
de audiovisual, com uma periodicidade mensal. Os resultados
mostraram-se concordantes com a totalidade
das hipóteses colocadas. Estas evidências convidam a
uma reflexão sobre a importância do papel catalizador
do cavalo, no seio de uma “nova relação” técnico-criança,
que deve ser investida como central e transformadora.
***** ABSTRACT *****
This exploratory study, considering the Therapeutic
Riding as a three-dimensional interventional area, intended
to emphasize some of the relational aspects involved
and aimed to determine if, after the application
of Psycho-Educational Riding (PER) (one session per
week for sixteen weeks), to five autistic children (between
five and ten years of age), we would monitor:
improvements in different aspects of development
and behaviour; data that might confirm the effectiveness
of PER; the development of the necessary skills
leading to an increasingly improved performance, of
the proposed tasks, during the sessions. The methodology
used focussed on the written composition of all
sessions; on the employment of the Observational Grid
(individual/session) for Psycho-Educational Riding
(PER) with autistic children; in the application, to the
participants, of the Psychoeducational Profile Revised
(Schopler et al., 1994), prior to and after the treatment;
the parents were asked to fill out the Autism Treatment
of Evaluation Checklist (Rimland & Edelson, 2000),
every two weeks; and, at last, audiovisual techniques
were also applied on a monthly basis. The results fulfilled
all the hypotheses raised at the start of this study.
This evidence raises the question on the importance of
the horse’s catalytic role in the core of a technicianchild
“new relationship”, which must be viewed as
crucial and transforming.
Description
Keywords
Equitação psico-educacional Autismo Relação terapêutica Núcleo interventivo transformador Psicoterapia Reabilitação Psychoeducational riding Autism Therapeutic relationship Transforming interventional nucleous Psychotherapy Rehabilitation
Citation
Análise Psicológica, 22(2), 335-354
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada