Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
75.82 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O objectivo central deste artigo, consiste na anรกlise
detalhada, entre os anos de 1905 e 1930 da vida de
uma instituiรงรฃo educativa denominada de Escola Oficina
n.ยบ 1 .
Nascida em 1905 por vontade de um grupo de
Maรงons, a Escola Oficina n.ยบ 1 cedo resvalou, devido ร
acรงรฃo de alguns dos pedagogos mais interessantes do Portugal do princรญpio do Sรฉculo, de uma escola profissional
de marcenaria, que era o projecto inicial, para
uma escola que se reivindicava de um Modelo Educativo
Libertรกrio.
Nos termos gerais com que a Educaรงรฃo era encarada
e praticada pelos pedagogos da Escola Oficina n.ยบ
1, atravรฉs de uma busca do mรกximo de liberdade e de
autonomia por parte da crianรงa, a par de um grande rigor
nos processos de aprendizagem, e na promoรงรฃo de
atitudes enfatizando a justiรงa social, o respeito e a
tolerรขncia pelos outros, o exemplo corporatizado por
esta escola hรก mais de oitenta anos, ainda tem o
condรฃo de nos fazer sonhar. ------ ABSTRACT ------ The main purpose of this paper, is the analysis of a
school , the Escola Oficina n.ยบ1, from 1905 to 1930.
Created in Lisbon in the year of 1905 by a group of
masons in order to became a professional school, the
Escola Oficina n.ยบ 1, influenced by some of the most
interesting Portuguese pedagogues of the beginning of
this century, soon became a model of libertarian education.
The general terms in which education was assumed
and practised by the pedagogues of this school,
through their search for the development of individual
liberty and autonomy for the child, while at the same
time they maintained great rigour with regard to
learning processes and in the promotion of attitudes of
social justice, including the respect and tolerance for
others, shows us how a eighty years old school can
still make us dream.
Description
Keywords
Histรณria da educaรงรฃo Pedagogias libertรกrias Estratรฉgias de aprendizagem History of education Libertarian education Learning processes
Citation
Anรกlise Psicolรณgica, 11 (4), 447-463
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada