Repository logo
 
Publication

Os estilos educativos parentais e a regulação emocional : Estratégias de regulação e elaboração emocional das crianças em idade escolar

dc.contributor.authorPinto, Hugo Miguel
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Rita
dc.contributor.authorSá, Eduardo
dc.date.accessioned2015-09-26T09:37:35Z
dc.date.available2015-09-26T09:37:35Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO fenómeno da regulação emocional tem-se revelado um tema de grande interesse ao nível da investigação científica pela importância que adquire na vida das pessoas e nas trajetórias de desenvolvimento adaptativo das crianças. O presente estudo investigou a relação que as dimensões de suporte emocional, rejeição e tentativa de controlo estabelecem com o grau de elaboração emocional das crianças tendo em conta os movimentos do mundo interno das crianças. Participaram na investigação 64 crianças, de ambos os sexos, dos 3º e 4º ano de escolaridade, do ensino público e particular e cooperativo. Verificou-se que níveis mais elevados de suporte parental estão associados a níveis elevados de elaboração emocional. A dimensão relativa à rejeição parental encontra-se associada a dificuldades ao nível da elaboração emocional confirmando a regulação emocional enquanto fenómeno relacional alicerçado na complexidade individual que decorre da importância que a qualidade das relações parentais se revestem.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The phenomenon of emotion regulation has proved to be a topic of great interest in scientific research by the importance that it has in people’s lives and in the trajectories of adaptive development in children. The present study represents an operationalization of the construct of emotional regulation, taking into account the movements of the inner world of children, seeking to understand the relationship that the dimensions of emotional support, denial and attempt to control establish with the degree of emotional development of children. In this study participated 64 children of both sexes, from 3rd and 4th grade of public and private and cooperative elementary schools. It was found, that higher levels of parental support are associated with higher levels of emotional development. Parental rejection is associated with difficulties in terms of emotional development confirming the emotional regulation as a relational phenomenon grounded in individual complexity due to the importance that the quality of parental relationships is covered.pt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 32, 387-400. doi: 10.14417/ap.844pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.844
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3963
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectRegulaçãopt_PT
dc.subjectEstilos parentais educativospt_PT
dc.subjectEmotionpt_PT
dc.subjectRegulationpt_PT
dc.subjectParental rearing stylept_PT
dc.titleOs estilos educativos parentais e a regulação emocional : Estratégias de regulação e elaboração emocional das crianças em idade escolarpt_PT
dc.title.alternativeParental educational styles and emotion regulation : Regulation strategies and emotional development of children of school age.pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage400pt_PT
oaire.citation.startPage387pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume32pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP_32_387-400.pdf
Size:
130.95 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: