Repository logo
 
Publication

Como combater as fake news através da literacia da informação? Desafios e estratégias formativas no ensino superior

dc.contributor.authorAntunes, Maria Da Luz
dc.contributor.authorLopes, Carlos
dc.contributor.authorSanches, Tatiana
dc.date.accessioned2021-06-23T16:53:31Z
dc.date.available2021-06-23T16:53:31Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractObjetivo : Conhecer a atuação dos profi ssionais da informação no combate às fake news ,através da análise das estratégias em competências de literacia da informação emcontexto académico. Método : Realizou-se uma revisão da literatura indexada na Scopus e na Web of Science,associando fake news e a literacia da informação no contexto do ensino superior. Resultados/Discussão : A Web of Science apresenta um total de 106 resultados e aScopus de 43 resultados. A análise aponta para a descrição de iniciativas e projetosoriundos quer de bibliotecas do ensino superior, quer de profi ssionais da informação domesmo setor, comprometidos com a causa do combate às fake news . A literaturasublinha a importância do fator educacional: a formação de utilizadores motivados parao conhecimento potencia a distinção da veracidade do que se afi rma e permite identifi carqual o cenário mais adequado para a produção de conhecimento. Indivíduos melhor preparados assumem como insufi ciente a informação disponibilizada pela Internet.Neste processo, as bibliotecas e os bibliotecários do ensino superior são importantesagentes: porque se formam e porque formam, mantendo-se atuais e confi áveis. Sugere-se o desenvolvimento de medidas a implementar pelas instituições de ensino superior epelos profi ssionais da informação para um efi caz combate às fake news , em especial nocontexto académico. Concluiu-se que o conhecimento pode resultar em informação, masa informação não resulta necessariamente em conhecimento – e a informação pode nãoultrapassar o patamar da opinião, pelo que importa reforçar estratégias formativas.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Aim of this study : To know the performance of information professionals in the fi ghtagainst fake news, through the analysis of strategies in information literacy skills in anacademic context. Method : A review of the literature indexed on Scopus and the Web of Science, associatingfake news and information literacy in the context of higher education, was carried out. Results/Discussion : The Web of Science presents a total of 106 results and Scopus 43results. The analysis points to the description of initiatives and projects from both highereducation libraries and information professionals from the same sector, committed to thecause of fi ghting fake news. The literature stresses the importance of the educationalfactor: the training of motivated users for knowledge enhances the distinction of thetruthfulness of what is stated and allows the identifi cation of the most appropriatescenario for the production of knowledge. Better prepared individuals assume asinsuffi cient the information made available by the Internet. In this process, libraries andlibrarians in higher education are important agents, as providers of learning and ofupdated and reliable information. It is suggested that measures be implemented byhigher education institutions and information professionals to effectively combat fakenews, especially in the academic context. It was concluded that knowledge can result ininformation, but the information does not necessarily result in knowledge – andinformation may not go beyond the level of opinion, so it is important to strengthentraining strategies.pt_PT
dc.description.abstractRESUMEN: Objetivo: Conocer la actuación de los profesionales de la información en la lucha contralas noticias falsas, mediante el análisis de estrategias en competencias de alfabetizacióninformacional en el contexto académico. Método: Se llevó a cabo una revisión de la literatura indexada en Scopus y en Web ofscience, asociando las noticias falsas y la alfabetización informacional en el contexto dela enseñanza superior. Resultados / debate: Web of science tiene un total de 106 resultados y Scopus, de 43resultados. El análisis muestra la descripción de iniciativas y proyectos de bibliotecas deenseñanza superior o de profesionales de la información del mismo sector,comprometidos con la causa de la lucha contra las noticias falsas. La literatura poneénfasis en la importancia del factor educativo: la formación de usuarios motivados por elconocimiento ayuda a distinguir la veracidad de lo que se afi rma y permite identifi car elescenario más adecuado para la producción de conocimiento. Las personas mejorpreparadas asumen que la información disponible en Internet es insufi ciente. En esteproceso, las bibliotecas y los bibliotecarios de la enseñanza superior son agentesimportantes: porque se forman y porque forman, se mantienen actualizados y sonfi ables. Se sugiere el desarrollo de medidas que deben implementar las instituciones deenseñanza superior y los profesionales de la información para combatir efi cazmente lasnoticias falsas, especialmente en el contexto académico. Se concluye que elconocimiento puede resultar en información, pero la información no necesariamenteresulta en conocimiento, y la información puede no ir más allá del nivel de opinión, por loque es importante reforzar las estrategias de formación.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAntunes, M. L., Lopes, C.&Sanches, T.(2021). "Como combater as fake news através da literacia da informação: desafios e estratégias formativas no ensino superior". BiD: Textos Universitario de Biblioteconomia i Documentació , núm. 46 (juny).https://bid.ub.edu/46/antunes2.htm. DOI: https://dx.doi.org/10.1344/BiD2020.46.15pt_PT
dc.identifier.issn1575-7986
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8195
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversitat de Barcelonapt_PT
dc.titleComo combater as fake news através da literacia da informação? Desafios e estratégias formativas no ensino superiorpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBarcelonapt_PT
oaire.citation.endPage25pt_PT
oaire.citation.issue45pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleBID . Textos Universitaris de Biblioteconomia i Documentacionpt_PT
person.familyNameAntunes
person.familyNameLopes
person.familyNameSanches
person.givenNameMaria da Luz
person.givenNameCarlos
person.givenNameTatiana
person.identifierN-6530-2013
person.identifier1887615
person.identifier.ciencia-id7916-AB38-9931
person.identifier.ciencia-id2C17-1B53-FBDC
person.identifier.orcid0000-0001-9360-5284
person.identifier.orcid0000-0002-6440-4739
person.identifier.orcid0000-0002-4902-2628
person.identifier.ridC-2773-2014
person.identifier.scopus-author-id15074167200
person.identifier.scopus-author-id56499097100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationaa285384-2619-4ac9-865e-c92426cb91b9
relation.isAuthorOfPublication1162f22f-dc46-4c05-a2c2-ac43ef602e07
relation.isAuthorOfPublicationca0f789d-12f4-495b-ba64-a30e7dc8175b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryca0f789d-12f4-495b-ba64-a30e7dc8175b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Como combater as fake news_MLA_CL_TS_2021.pdf
Size:
543.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format