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Treino de psicoterapia em prática deliberada. Uma análise qualitativa

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Objetivos: Este estudo possui como objetivo analisar as vantagens e desvantagens de um treino em prática deliberada, e de que forma é que pode influenciar a prática clínica. Método: Foi realizado um estudo qualitativo com psicoterapeutas (N=5), os quais foram entrevistados numa entrevista de duas partes distintas. A primeira parte possuía cinco questões gerais relativamente à sua experiência no treino, a segunda parte consistia na visualização dos estímulos e respetivas respostas, através da plataforma Skillsetter, de modo que relatassem a sua experiência ao nível dos benefícios e desafios. Resultados: A análise dos dados permitiu criar três categorias distintas, Vantagens/Benefícios, Desvantagens/Desafios e Alteração na Metodologia, onde se verificou um maior número de vantagens e se conseguiu averiguar algumas sugestões de mudança à metodologia que envolve a prática deliberada. Conclusão: Os resultados que este estudo apresenta são um bom indicador dos vários benefícios que a prática deliberada pode fornecer aos psicoterapeutas em diversos níveis da sua profissão, existindo um balanço mais positivo entre vantagens e desvantagens, em que, se forem propostas algumas melhorias para este tipo de treino, poderão se verificar ainda mais benefícios para a melhoria da prática clínica em psicoterapia.
Deliberate practice is a type of training than many professionals engage with the purpose of developing their skillset regarding expertise. Being an underrated training and understudied, the importance of analysing in which ways it can be beneficial to practicioners, particularly psychotherapists. Objectives: This goal of this study is to analyse the advantages and disadvantages of a deliberate practice training and in what way can it influence clinical practice. Method: A qualitative test was designed, where psychotherapists (N=5) were interviewed in a two part interview. The first part had five general questions regarding their experience in training, the second part consisted in watching the stimulus and answers given by the participants, using the Skilsetter platform. Results: Data analysis allowed to create three main categories, Benefits/Advantages, Challenges/Disadvantages and Changes in Methodology, where there were many benefits compared to challenges and was possible to create suggestions regarding the way deliberate pratice was made. Conclusion: The results that this study presents are a good indicator of the multiple benefits deliberate practice can supply to psychotherapists at different stages of their professional career, where a positive balance can be established between advantages and disadvantages, and it’s possible to propose some changes to the way deliberate practice is used so it can benefit even more practice in psychotherapy

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.

Keywords

Prática deliberada Psicoterapeuta Treino diferenciado Desenvolvimento de características Deliberate pratice Psycotherapist Differentiated training Skill development

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