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Abstract(s)
O presente artigo dá conta dos resultados de um trabalho exploratório com o objetivo
de conhecer as práticas reais da Componente de Apoio ao Estudo incluída na Matriz curricular do
Ensino Básico.
Com base em entrevistas semiestruturadas a um grupo de dez professores experientes do 1.º Ciclo
no ativo, do ensino público e privado, recolheu-se informação sobre como é cumprido esse Tempo
de Apoio ao Estudo, sobre como as escolas o organizam, como é efetivamente desenvolvido e
sobre como é avaliado pelos professores, alunos e encarregados de educação.
O estudo permite concluir a conveniência de uma orientação e formação complementar aos
professores, que clarifique (e os capacite a realizar) o objetivo geral de «apoiar» os alunos na
criação de métodos de estudo e «reforçar o apoio» a Português e Matemática. Pretende-se que,
deste modo, o Tempo de Apoio ao Estudo seja efetivamente implementado em todas as escolas e
não seja reduzido a um espaço para a realização de trabalhos de casa, ou para dar apoio
individualizado aos alunos com dificuldades, ou simplesmente como prolongamento do tempo
normal de aula de Português e de Matemática.
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In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 48-63). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
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Lisboa: ISPA - Instituto Universitário