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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo*** tem como finalidade estudar a utilização do método Video Home
Training/Video Interaction Guidance, em contexto de Intervenção Precoce na Infância (IPI), ao
nível do desenvolvimento de competências relacionais dos profissionais de IP e das famílias das
crianças por eles apoiadas. As variáveis identificadas nos profissionais são a ‘vulnerabilidade ao
stresse’ e o ‘desempenho em IP, nas dimensões de estimulação, sensibilidade e promoção da
autonomia (das famílias)’. Neste artigo, apresentamos os dados do grupo de intervenção (IPI
distrito de Aveiro), e dos grupos de controlo (IPI dos distritos de Coimbra e Portalegre), nos anos
2010 e 2011. Verifica-se que, tanto os níveis de stresse, como os de desempenho em IPI,
apresentam evolução positiva, sendo a diferença mais notória no distrito de Aveiro. Este facto
poderá estar relacionado com a supervisão VIG que os profissionais de IPI Aveiro estão a
receber.
Description
Keywords
Intervenção precoce Vídeo home training Video interaction guidance Supervisão Desenvolvimento profissional
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.1763-1774). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior