Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Projeto MUSEpe [2010-2012] – Novas abordagens à intervenção na comunidade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CPE_12_1520-1534.pdf225.16 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A presente comunicação procura enquadrar os referenciais teóricos e de avaliação do projeto MUSEpe (musepe.programaescolhas.pt) na sua história de desenvolvimento, nas suas atividades e nos seus objetivos. Partindo de um enquadramento que analisa os fundamentos e impactos dos anteriores projetos (MUS-E [1999-2006] e “MUS-E na Cruz da Picada” [2006- 2009]) procuram apresentar-se os impactos de dois anos de intervenção do projeto MUSEpe [2012-2012] e discutir os cinco vetores-chave que assistem à definição e concretização das atividades desenvolvidas: Educação para o Desenvolvimento; Intervenção artísticopedagógica; Intervenção ecológico-desenvolvimental; Participação e avaliação; Alertar, capacitar e comunicar. Pelas características da população destinatária do projeto (onde a multiculturalidade e a exclusão social são dominantes), pela aposta na participação efetiva da comunidade educativa no sentido da promoção de competências mas também da valorização da Escola e da promoção da motivação e envolvimento das/os alunas/os e pela procura de responder contextualmente aos problemas identificados, partindo de metodologias ecológico-desenvolvimentais de diagnóstico, avaliação e intervenção, o projeto MUSEpe definiu como prioridade para o seu terceiro ano de intervenção o estabelecimento de novas abordagens de intervenção na comunidade. Em seguida discutidas e aprofundadas elas consubstanciaram-se na criação da Horta Social Comunitária | EB1/JI da Cruz da Picada, na aposta na Educação e Formação de Adultos, nas Atividades Artísticas na Comunidade, na Intervenção Comunitária com jovens (Turma PIEF) e, finalmente, nas alterações introduzidas no Centro de Inclusão Digital do projeto.

Description

Keywords

Citation

In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.1520-1534). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISPA - Instituto Superior