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Abstract(s)
A presente comunicação procura enquadrar os referenciais teóricos e de avaliação do
projeto MUSEpe (musepe.programaescolhas.pt) na sua história de desenvolvimento, nas suas
atividades e nos seus objetivos. Partindo de um enquadramento que analisa os fundamentos e
impactos dos anteriores projetos (MUS-E [1999-2006] e “MUS-E na Cruz da Picada” [2006-
2009]) procuram apresentar-se os impactos de dois anos de intervenção do projeto MUSEpe
[2012-2012] e discutir os cinco vetores-chave que assistem à definição e concretização das
atividades desenvolvidas: Educação para o Desenvolvimento; Intervenção artísticopedagógica;
Intervenção ecológico-desenvolvimental; Participação e avaliação; Alertar, capacitar e comunicar.
Pelas características da população destinatária do projeto (onde a multiculturalidade e a exclusão
social são dominantes), pela aposta na participação efetiva da comunidade educativa no sentido da
promoção de competências mas também da valorização da Escola e da promoção da motivação e
envolvimento das/os alunas/os e pela procura de responder contextualmente aos problemas
identificados, partindo de metodologias ecológico-desenvolvimentais de diagnóstico, avaliação e
intervenção, o projeto MUSEpe definiu como prioridade para o seu terceiro ano de intervenção o
estabelecimento de novas abordagens de intervenção na comunidade. Em seguida discutidas e
aprofundadas elas consubstanciaram-se na criação da Horta Social Comunitária | EB1/JI da Cruz
da Picada, na aposta na Educação e Formação de Adultos, nas Atividades Artísticas na
Comunidade, na Intervenção Comunitária com jovens (Turma PIEF) e, finalmente, nas alterações
introduzidas no Centro de Inclusão Digital do projeto.
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Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.1520-1534). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior