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Institucionalização em crianças e jovens: Uma perspectiva qualitativa de jovens/adultos Ex-institucionalizados sobre as experiências de institucionalização

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Abstract(s)

O presente estudo analisa as narrativas de jovens/adultos acerca das experiências de institucionalização na sua infância e/ou adolescência e a sua percepção acerca da influência que estas exerceram no seu percurso e condições de vida actuais. Para o efeito procuramos assim, compreender as experiências vividas por sete participantes, durante o período de institucionalização, período pós-institucional e período actual, assim como alguns aspectos ao nível pessoal. A metodologia da presente investigação foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, a partir de uma entrevista semiestruturada, com o objectivo de explorar o percurso de institucionalização, bem como as experiências vividas durante esse período e o período seguinte. Recolheram-se sete entrevistas que posteriormente, foram analisadas à luz da análise temática de narrativas, tendo-se numa primeira fase criado temáticas a partir do conteúdo narrativo das entrevistas, e posteriormente adequando-os com os conteúdos mais abordados. Os resultados deste estudo sugerem que, apesar das fragilidades, constrangimentos e limitações inerentes à experiência de institucionalização, na perspectiva dos participantes, esta determina factores com uma repercussão favorável no seu desenvolvimento pessoal e social, no percurso e nas condições de vida actuais. De acordo com as narrativas dos participantes, o papel desta resposta social, parece assumir influências protectoras ou de risco junto das crianças e jovens, em função de uma diversidade de factores que estão relacionados com as características do próprio indivíduo, da sua família de origem, das condições da instituição, das redes de apoio informal, e dos serviços de apoio pós-institucionais.
ABSTRACT: This study analyzes the narratives of institutionalization experience of young people/adults in his childhood and/or adolescence and their perception of the institutionalization influence on their life path and current living conditions. For this purpose we seek to understand the experiences of seven participants during the institutionalization period, post-institutional period and current period, as well as some personal aspects. The methodology of this research was developed based on a qualitative approach, from a semi-structured interview, in order to explore the institutionalization path as well as the experiences lived during the institutionalization period and after this. They were collected seven interviews and then they were analyzed in the light of the thematic analysis of narratives. Initially they were created themes based on the narrative content of the interviews and then they were matched with the most discussed contents. The results of this study suggest that, despite the weaknesses, constraints and limitations inherent to the institutionalization experience, from the perspective of participants the institutionalization experience shows factors with a positive impact on their personal and social development as well as on life path and current living conditions. According to the narratives collected from the participants of this study, the role of social response seems to take a protective influence or a risk influence on children and young people. This social response varies according to a variety of factors that are related to the individual's own characteristics, family of origin, conditions of the institution, the informal support networks and the post-institutional support services.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário

Keywords

Narrativas Período de institucionalização Período pós-institucional Período actual Abordagem qualitativa Narratives Institutionalization period Post-institutional period Currency period Qualitative approach

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