Repository logo
 
Publication

A Administração pública do século XXI: Aprendizagem organizacional, mudança comportamental e reforma administrativa

dc.contributor.authorMadureira, César
dc.contributor.authorRodrigues, Miguel
dc.date.accessioned2016-10-17T18:40:51Z
dc.date.available2016-10-17T18:40:51Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractEste artigo pretende salientar a importância da Aprendizagem Organizacional, e consequentemente da mudança comportamental, no contexto da reforma da Administração Pública no século XXI. Para tal começamos por fazer uma breve resenha sobre a evolução dos mais proeminentes paradigmas da Ciência Administrativa da segunda metade do século XX. De seguida apresentamos o conceito de Aprendizagem Organizacional na perspectiva mais tradicionalista, mas sobretudo enquanto elemento dependente versus potenciador de novos tipos de relacionamento e de comportamento organizacional. Por fim, explorase a questão da importância da mudança dos comportamentos no contexto da reforma administrativa. Para tal desenvolvemos os conceitos de: 1) mudança dos comportamentos; 2) resistência à mudança na Administração Pública; 3) associação “inovação/rotina” como força motriz das organizações públicas; 4) recurso à “ciência da complexidade” como tónico para a mudança comportamental na Administração Pública.pt_PT
dc.description.abstractThis paper intends to highlight the importance of Organizational Learning and, consequently, of behavioural change in the context of Public Administration reform in the 21st Century. It starts with a brief outline of the evolution of the most important paradigms in Administrative Science of the second half of the 20th Century. Then, the concept of Organizational Learning will be presented, in its most traditionalist perspective, and also as a dependent element versus powering element of new types of relationship and organizational behaviour. At last, the importance of behavioural change in the context of administrative reform will be discussed and explored. For that purpose, the following concepts will be developed: 1) behavioural change; 2) resistance to change in public administration; 3) “innovation/routine” association as a driving force of public organizations; 4) the use of “complexity science” as a tonic for behavioural change in public administration.pt_PT
dc.identifier.citationComportamento Organizacional e Gestão, 12, 153-171pt_PT
dc.identifier.issn0872-9662
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4990
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.subjectReforma administrativapt_PT
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_PT
dc.subjectMudança comportamentalpt_PT
dc.subjectInovação/ rotinapt_PT
dc.subjectComplexidadept_PT
dc.subjectAdministrative reformpt_PT
dc.subjectOrganizational learningpt_PT
dc.subjectBehavioural changept_PT
dc.subjectInnovation/ routinept_PT
dc.subjectComplexitypt_PT
dc.titleA Administração pública do século XXI: Aprendizagem organizacional, mudança comportamental e reforma administrativapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage171pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage153pt_PT
oaire.citation.titleComportamento Organizacional e Gestãopt_PT
oaire.citation.volume12pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
COG, 12(2), 153-171.pdf
Size:
190.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: