Repository logo
 
Publication

Questionário de Estilos Educativos Parentais revisto (QEEP-r) : estudo psicométrico e análise da invariância da medida para mães e pais

dc.contributor.authorCruz, Orlanda
dc.contributor.authorCanário, Catarina
dc.contributor.authorDucharne, Maria Barbosa
dc.date.accessioned2018-10-02T11:48:12Z
dc.date.available2018-10-02T11:48:12Z
dc.date.issued2018-09
dc.description.abstractResumo: Este artigo apresenta o Questionário de Estilos Educativos Parentais revisto (QEEP-r), que oferece uma medida da perceção dos adolescentes quanto aos estilos educativos parentais (tal como a sua primeira versão, o QEEP), mas distinguindo o alvo da avaliação em pai e mãe e focando a dimensão da promoção da autonomia. São estudadas as propriedades psicométricas e avaliada a invariância da escala quanto aos estilos educativos do pai e aos estilos educativos da mãe. Um total de 664 participantes, alunos do ensino básico e secundário de seis escolas dos distritos de Braga e Porto, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos (M=15.31, DP=1.28), do género feminino (54.20%) e masculino (43.50%) preencheu o QEEP-r. Os resultados da análise fatorial confirmatória evidenciam uma estrutura tridimensional do QEEP-r e propriedades psicométricas adequadas. A estrutura tridimensional inclui um fator de autonomia psicológica, um fator de clima positivo e um fator de conhecimento. Do ponto de vista da invariância da medida foi identificada a invariância configural e a invariância métrica, mas não a invariância escalar ou residual. Este instrumento é relevante no contexto da investigação em língua portuguesa sobre os EEP, na medida em que permite avaliar a perceção dos adolescentes até aos 18 anos de idade sobre os EEP dos pais, através de duas escalas (pai e mãe) entre as quais se constata invariância métrica.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The current study presents the Parenting Behavior Questionnaire revised (QEEP-r), which offers a measure of adolescents’ perceptions of father and mother’s parenting behaviors (as its first version QEEP), however distinguishing the target of the assessment between father and mother and focusing the dimension autonomy support. Psychometric properties of the measure are addressed as well as measurement invariance analysis regarding father and mother’s parenting behaviors. A total of 664 participants, middle and high school students from six schools located at the districts of Braga and Porto, aged between 12 and 18 years old (M=15.31, SD=1.28), female (54.20%) and male (43.50%), filled in the questionnaire. Results from the confirmatory factor analyses revealed a tridimensional factor structure of QEEP-r, comprised by the factors autonomy support, warmth and knowledge, and adequate psychometric properties. Configural and metric invariance were found for father and mother’s parenting behaviors, but not scalar nor residual invariance. This questionnaire is relevant in the Portuguese language research context regarding parenting behaviors, as it provides a measure of adolescents’ perceptions until the age of 18, through two scales for father and mother’s parenting behaviors with metric invariance.pt_PT
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado pelo Centro de Psicologia da Universidade do Porto, Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT UID/PSI/00050/2013) e pelo FEDER através do programa COMPETE 2020 (POCI-01-0145-FEDER-007294).
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCruz, O., Canário, C., & Ducharne, M. B. (2018). Questionário de Estilos Educativos Parentais revisto (QEEP-r): Estudo psicométrico e análise da invariância da medida para mães e pais. Análise Psicológica, 36(3), 383-407. https://doi.org/10.14417/ap.1453pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.1453pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6630
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPerceções dos adolescentespt_PT
dc.subjectEstilos educativos parentaispt_PT
dc.subjectQEEP-rpt_PT
dc.subjectAnálise fatorial confirmatóriapt_PT
dc.subjectInvariância da medida.pt_PT
dc.subjectAdolescents’ perceptionspt_PT
dc.subjectParenting behaviorspt_PT
dc.subjectConfirmatory factor analysispt_PT
dc.subjectMeasurement invariancept_PT
dc.subjectQEEP-r
dc.titleQuestionário de Estilos Educativos Parentais revisto (QEEP-r) : estudo psicométrico e análise da invariância da medida para mães e paispt_PT
dc.title.alternativeParenting Behavior Questionnaire revised (QEEP-r) : psychometric study and measurement invariance analysis for mothers and fatherspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage407pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage383pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume36pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP_36(3)_383.pdf
Size:
148.04 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: