Repository logo
 
Publication

Interacção educativa em situação de conflito: Representações mobilizadas pelo professor

dc.contributor.authorCarita, Ana
dc.date.accessioned2014-07-16T17:03:42Z
dc.date.available2014-07-16T17:03:42Z
dc.date.issued1993
dc.description.abstractApresenta-se sinteticamente as conclusões de uma investigação realizada no campo da relação pedagógica. Identifica-se o quadro teórico de referência - teoria das representações sociais - e discute-se a pertinência e significado do estudo. A investigação centra-se na posição do professor (de alunos do 3P ciclo de escolaridade), e dirige-se a exploração das suas representações do aluno e do conflito professor-aluno, enquanto factores cognitivos esclarecedores da relação educativa. Tendo os discursos sido recolhidos junto de professores em início de carreira e meio de carreira, procede- se a análise comparativa das suas representações e analisam-se os dados i luz das suas potenciais implicações na dinâmica das representações e da relação educativa. Termina-se aludindo as representações sociais como elemento do currículo oculto da Escola e discute-se a essa luz, algumas questões decorrentes dos resultados encontrados.por
dc.description.abstractABSTRACT: This study presents a summary of the main conclusions of research carried out in the area of teacher- -pupil relations. The theoretical framework is social role theory and both the relevance and significance of the study are questioned. The research focuses on the position of the teacher (of secondary school pupils aged 12 to 14) and explores the roles of the pupil and of teacher-pupil conflict, as cognitive factors which throw light on the educational relationship. Based on the discourses of teachers at the beginning and in the middle of their careers, a comparative analysis of their social role is made and the data is analysed in the light of its potential implications for the dynamics of social roles and of the educational relationship. The study ends with allusions to social roles as a part of the school’s hidden curriculum and a number of questions raised by the results are analysed in this light.por
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 11, 335-342por
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/2995
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.titleInteracção educativa em situação de conflito: Representações mobilizadas pelo professorpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage342por
oaire.citation.startPage335por
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapor
oaire.citation.volume11por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1993_3_335.pdf
Size:
652.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: