Repository logo
 
Publication

Teoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo : Da idade escolar até à idade adulta

dc.contributor.authorMartins, Carla
dc.contributor.authorBarreto, Ana Luísa
dc.contributor.authorCastiajo, Paula
dc.date.accessioned2015-01-24T10:57:54Z
dc.date.available2015-01-24T10:57:54Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA teoria da mente, enquanto marco do desenvolvimento sócio-cognitivo normativo emergente em idade pré-escolar, define-se como a capacidade para compreender e atribuir estados mentais – desejos, cognições, crenças e emoções – a si e aos outros, o que, por seu turno, permite a previsão e interpretação do comportamento dos outros (Astington & Barriault, 2001). Mas como se carateriza a teoria da mente no âmbito do desenvolvimento normativo ao longo do ciclo vital? E como se avalia? O presente artigo pretende responder a ambas as questões através de uma revisão teórica deste constructo no âmbito do desenvolvimento normativo em idade escolar, adolescência e idade adulta e uma síntese das principais metodologias desenvolvidas para a sua avaliação.por
dc.description.abstractABSTRACT: Theory of mind, as a sociocognitive developmental milestone emerging in the preschool years, is defined as the ability to understand and attribute mental states – desires, cognitions, beliefs and emotions – to oneself and to others, which allows for the prediction and interpretation of others’ behavior (Astington & Barriault, 2001). But how is theory of mind characterized, in normative development, across the lifespan? And how is it assessed? The present paper aims to answer both of these questions through a theoretical revision of this construct in the context of the normative development during school age, adolescence and adulthood, and a synthesis of the main methodologies developed for its assessment.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e Tecnologia (FCT); Fundo de Desenvolvimento Regional Europeu (FEDER); Programa Europeu COMPETE (FCOMP-01-0124-FEDER-015504)
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 32, 377-392por
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3339
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.relationTHE INTERGENERATIONAL TRANSMISSION OF THEORY OF MIND: THE MISSING LINK BETWEEN PARENTAL MENTALIZING SKILLS AND THEIR PRESCHOOL CHILDREN’S THEORY OF MIND ABILITIES
dc.subjectTeoria da mentepor
dc.subjectIdade escolarpor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectIdade adultapor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectTheory of mindpor
dc.subjectSchool agepor
dc.subjectAdolescencepor
dc.subjectAdulthoodpor
dc.subjectAssessmentpor
dc.titleTeoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo : Da idade escolar até à idade adultapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleTHE INTERGENERATIONAL TRANSMISSION OF THEORY OF MIND: THE MISSING LINK BETWEEN PARENTAL MENTALIZING SKILLS AND THEIR PRESCHOOL CHILDREN’S THEORY OF MIND ABILITIES
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/PTDC%2FPSI-EDD%2F114527%2F2009/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT//SFRH%2FBD%2F82326%2F2011/PT
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage377por
oaire.citation.startPage32por
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapor
oaire.citation.volume392por
oaire.fundingStream5876-PPCDTI
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isProjectOfPublication69e19687-76de-41f8-a531-b88994377ecf
relation.isProjectOfPublicationa831a214-2b38-4a5c-a6f7-0feae97a86bd
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery69e19687-76de-41f8-a531-b88994377ecf

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP_31_377-392.pdf
Size:
243.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: