Repository logo
 
Publication

Vivências académicas e rendimento escolar: Estudo com alunos universitários do 1.º ano

dc.contributor.authorSantos, Luísa
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro da Silva
dc.date.accessioned2018-07-26T17:53:13Z
dc.date.available2018-07-26T17:53:13Z
dc.date.issued2001
dc.description.abstractPartindo de uma amostra de 456 alunos do primeiro ano da Universidade do Minho, analisam-se as dimensões da adaptação académica e o seu possível impacto no rendimento escolar dos estudantes. Os dados referentes à adaptação foram obtidos através da administração do Questionário de Vivências Académicas – QVA (Almeida & Ferreira, 1997), agrupando-se neste estudo as 17 subescalas do QVA nas dimensões pessoal, de realização académica e institucional. Para efeitos de avaliação do rendimento escolar foram recolhidos alguns indicadores referentes às avaliações destes alunos ao longo do ano lectivo de 1998/1999. Os resultados apontam para uma correlação com significado estatístico entre a dimensão de realização da adaptação académica e os indicadores de rendimento tomados. O rendimento académico foi explicado entre 16% a 30% pelas subescalas do QVA. Tendencialmente as variáveis mais decisivas para o rendimento académico foram as respeitantes aos métodos de estudo, às bases de conhecimentos, à percepção de competências cognitivas e à adaptação ao curso.pt_PT
dc.description.abstractThe results from a sample of 456 first year students at Universidade do Minho are analysed in the dimensions of academic adaptation and their possible impact on the students achievement. The data concerning adjustment was collected by passing the «Questionário de Vivências Académicas – QVA» (Almeida & Ferreira, 1997). The 17 QVA sub-scales were grouped into personal, academic realization, and contextual/ institutional dimensions. In order to evaluate the academic performance some indicators referring to the students assessment in the academic year 1998/1999 were collected. The results present a significant correlation coefficient between the academic dimension of adjustment and the school classifications. Indeed, the academic performance of students is predicted to a degree from 16% to 30% by the QVA sub-scales. As a tendency the sub-scales with greater impact on academic achievement were those related to the methods of study, the knowledge previously acquired by students, the perception of cognitive competences and the adjustment to the curriculum.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 19(2), 205-217.pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6565
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectVivências académicaspt_PT
dc.subjectRendimento escolarpt_PT
dc.subjectAlunos do primeiro ano da Universidadept_PT
dc.subjectAcademic adjustmentpt_PT
dc.subjectAcademic achievementpt_PT
dc.subjectFirst year studentspt_PT
dc.titleVivências académicas e rendimento escolar: Estudo com alunos universitários do 1.º anopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage217pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage205pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume19pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP_19(2)_205.pdf
Size:
48.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: