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Authors
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Abstract(s)
Neste estudo, procedeu-se à adaptação portuguesa de uma escala de comportamentos de autoregulação
em crianças do jardim-de-infância, a “Teacher ratings of behavioral self-regulation in
preschool children”, de Olson e Kashiwagi (2000). Educadoras de infância, num total de vinte e duas,
com idades compreendidas entre os 24 e os 54 anos, classificaram 557 crianças, com idades entre os 3 os
7 anos de idade, do género masculino (269) e feminino (288). A escala foi submetida a uma análise de
componentes principais com rotação varimax, tendo sido identificadas duas dimensões, conforme o
estudo original (self-inhibition e self-assertion). A escala apresentou bons índices de consistência interna.
No estudo da validade externa, os factores da escala apareceram relacionados, no sentido esperado, com
variáveis específicas - comportamentos de implicação entre pares, género e idade das crianças. Os
resultados sugerem que a versão agora adaptada apresenta boas qualidades psicométricas que a tornam
útil na investigação em psicologia e em educação.
Palavras-chave:;;.
Description
Keywords
Autorregulação em crianças Avaliação psicométrica Representações das educadoras de infância
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.506-544). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário