Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Autorregulação em crianças do jardim-de-infância: Adaptação da escala Teacher Ratings of Behavioral Self-Regulation

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CPE_12_536-544.pdf256.15 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste estudo, procedeu-se à adaptação portuguesa de uma escala de comportamentos de autoregulação em crianças do jardim-de-infância, a “Teacher ratings of behavioral self-regulation in preschool children”, de Olson e Kashiwagi (2000). Educadoras de infância, num total de vinte e duas, com idades compreendidas entre os 24 e os 54 anos, classificaram 557 crianças, com idades entre os 3 os 7 anos de idade, do género masculino (269) e feminino (288). A escala foi submetida a uma análise de componentes principais com rotação varimax, tendo sido identificadas duas dimensões, conforme o estudo original (self-inhibition e self-assertion). A escala apresentou bons índices de consistência interna. No estudo da validade externa, os factores da escala apareceram relacionados, no sentido esperado, com variáveis específicas - comportamentos de implicação entre pares, género e idade das crianças. Os resultados sugerem que a versão agora adaptada apresenta boas qualidades psicométricas que a tornam útil na investigação em psicologia e em educação. Palavras-chave:;;.

Description

Keywords

Autorregulação em crianças Avaliação psicométrica Representações das educadoras de infância

Citation

In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp.506-544). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISPA - Instituto Universitário