Repository logo
 
Publication

A relação entre teoria da mente e cognição social em crianças em idade pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.authorMaduro, Susana Isabel Labreca
dc.date.accessioned2017-04-03T11:45:18Z
dc.date.available2017-04-03T11:45:18Z
dc.date.issued2014-01-23
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacionalpt_PT
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo verificar se existem semelhanças entre as tarefas de falsas crenças da teoria da mente e a sua relação com a cognição social (descentração afetiva e cognitiva), em crianças em idade pré-escolar. Participaram no estudo 30 crianças (15 raparigas e 15 rapazes), com idade média de 54,83 meses. Para a recolha de dados, administrou-se as tarefas de falsas crenças com objetos físicos e sociais de Hudges, e Dunn (1998), Nguyen, e Frye (1999), adaptado por Harwood, e Farrar (2006), para a avaliação do desenvolvimento da linguagem, o subteste de Nomeação (Sim-Sim, 2006) e a bateria de provas sociocognitivas de Lefebvre-Pinard, e Strayer (1980) para avaliar a cognição social. Os resultados mostram que existe uma relação significativa entre as tarefas de falsas crenças com objetos físicos e as de objetos sociais, bem como é visível um efeito significativo nas tarefas de falsas crenças com objetos físicos, não demonstrando a existência de relação significativa entre as tarefas de falsas crenças com objetos sociais e a descentração afetiva. Também sugerem que existe uma relação significativa entre as tarefas de falsas crenças com objetos físicos e a descentração cognitiva, assim como sugerem que existe uma relação significativa entre a linguagem e a teoria da mente e a idade e a teoria da mente. O conhecimento do background familiar pode contribuir para se compreender até que ponto as diferenças individuais das crianças são fatores que estão a mediar a relação entre a teoria da mente e a cognição social.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to determine wether similarities exist between the tasks of false beliefs of theory of mind and its relationship to social cognition, this is, cognitive and affective decentration in preschool children. 30 children participated in the study (15 boys, 15 girls), with a mean age of 54,83 months. For the data collection, we administered the false beliefs tasks with physical and social objects of Hudges, and Dunn (1998), Nguyen, and Frye (1999), adapted by Harwood, and Farrar (2006). To assess the development of language we apllied the Naming subtest and the battery sociocognitive tests to assess the social cognition. The results shown that, there is a significant relationship between the false beliefs tasks with physical objects and the false beliefs tasks with social objects, showing no significant relationship between the false beliefs tasks with social objects and the affective decentration, as well as suggest that there is a significant relationship between language and theory of mind and, age and theory of mind. Knowledge of family background may help to understand the extent to which individual differences of children are factors that are mediating the relationship between theory of mind and social cognition.pt_PT
dc.identifier.tid201145995pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5372
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTeoria da mentept_PT
dc.subjectCognição socialpt_PT
dc.subjectDescentração afetiva e cognitivapt_PT
dc.subjectLinguagempt_PT
dc.subjectTheory of mindpt_PT
dc.subjectIdadept_PT
dc.subjectSocial cognitionpt_PT
dc.subjectAffective and cognitive decentrationpt_PT
dc.subjectLanguagept_PT
dc.subjectAgept_PT
dc.titleA relação entre teoria da mente e cognição social em crianças em idade pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files