Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Porque são tão pouco altruístas as crianças pré-escolares? Considerações teóricas, dados empíricos, implicações educacionais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
1991_1_89.pdf677.46 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este estudo fornece dados empíricos que fortalecem a perspectiva teórica que procura explicar o desenvolvimento do altruísmo com a idade e, portanto, o diminuto altruísmo das jovens crianças, pela integração de dois modelos utilizados sucessivamente por Piaget na descrição da passagem do pensamento prk-operatório ao pensamento operatório. Trinta crianças de 5-6 anos foram confrontadas com quatro dilemas pró-sociais envolvendo modalidades fundamentais da conduta altruísta (repartir, dar, ajudar, confortar), avaliadas na sua competência para interpretar esses dilemas em termos de percepção de custoskonstrução de ganhos, e colocadas finalmente numa situação de dádiva anónima. Consistentes com a conceptualização proposta, os resultados mostram a) que nessa idade a percepção de custos é dominante em relação a construção de ganhos, b) que a competência para construir ganhos em actos pró-sociais se associa moderadamente ao nível de altruísmo das crianças, por um lado, e ao conteúdo do seu raciocínio pró- -social, por outro.
ABSTRACT: In this study we claim that young children’s little altruism may be explained via the integration of the two micromodels Piaget used in succession to account for the child’s transition from preoperational to operational thought: a cost-gain evaluation (Piaget, 1957), and the equilibration theory (Piaget, 1974). Thirty children of five-to-six years of age were first presented with four prosocial dilemmas, then assessed in their cost-perceptiodgain-construction competence within those prosocial dilemmas, and finally put in a contrived situation in which they have an opportunity to donate some of the goods they have received for their participation in the study. Results showed (1) that young children are more likely to interpret altruistic acts in terms of cost rather than gain, and (2) that young children’s altruistic behaviour in the contrived situation was positively associated with their gain-construction competence. These results strengthen the theoretical perspective mentioned above, and seem to be heuristic in promoting children’s prosocial development in the schools.

Description

Keywords

Citation

Análise Psicológica, 9, 89-97

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

CC License