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Advisor(s)
Abstract(s)
programa de duas semanas de treino de modelagem e
de visualização mental poderia afectar as expectativas
de eficácia pessoal e o rendimento de um grupo de
atletas de patinagem artística. Os sujeitos (19), todos
do sexo feminino, foram afectos a uma de três condições
experimentais: grupo de controlo, sem tratamento
(n=7), grupo experimental, apenas com um tratamento
de modelagem (n=6) e grupo experimental com um
tratamento de modelagem e visualização mental (n=6).
Os resultados do estudo revelaram que não foi
possível potencializar as expectativas de eficácia
pessoal e o desempenho das atletas através dos tratamentos
experimentais, num período de duas semanas.
No entanto, apesar das limitações impostas pela dimensão
da amostra e pelo curto período de tempo de
duração do programa, foi possível constatar que: a) as
expectativas de auto-eficácia demonstraram ser melhores
preditoras do desempenho do que as expectativas
de resultado; b) o desempenho passado joga um papel
crucial na formação das expectativas de auto-eficácia;
c) os programas experimentais permitiram incrementar
a percepção das atletas relativamente ao nível de desempenho
que poderiam vir a alcançar face às competências
técnicas e motoras que detinham no início do
programa. ------ ABSTRACT ------ The objective of this paper was to determine in
what manner a training program of modelling and
mental imagery (during two weeks) could affect the
self-efficacy expectations and performance of an
group of athletes from artistic skating. The subjects
(19 girls) were distributed to one of three experimental
conditions: control group (n=7), experimental group
(n=6), with a training program of modelling; and a
second experimental group (n=6) with a training program
of modelling plus a program of mental imagery.
The results showed that the experimental groups
didn’t improve the self-efficacy expectations and performance
during the two weeks of study. However,
despite the sample’s dimension limitations and the
short-length of the program (two weeks) it was possible
to establish that: (a) the self-efficacy expectations
showed to be better predictors of performance than the
outcome expectations; (b) the past performance plays
an important role in formation of self-efficacy; (c) the
experimental programs improved the self-perception
of athletes regarding the level of performance that
could accomplish attending the motor and technical
skills which they had in the beginning of the program.
Description
Keywords
Auto-eficácia Visualização mental Modelagem Self-efficacy Imagery Modelling
Citation
Análise Psicológica, 19 (1), 15-25
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada