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PERTURBAÇÃO DE STRESS PÓS-TRAUMÁTICO EM EX-COMBATENTES DA GUERRA COLONIAL PORTUGUESA: ASPECTOS AUTOBIO- GRÁFICOS DE VULNERAB. E ANÁLISE DA ELABORAÇÃO DE SIGNIFICADO E CONSTRUÇÃO NARRATIVA DAS VIVÊNCIAS DE GUERRA
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Entre o horror, a missão e a epopeia. Modalidades de atribuição de significado à participação na Guerra Colonial Portuguesa pelos seus ex-combatentes
Publication . Sendas, Sandra; Maia, Ângela da Costa; Fernandes, Eugénia
Este estudo teve como objectivo explorar os
significados atribuídos por uma amostra de 314
ex-combatentes da guerra colonial portuguesa (média
idade 57,3 anos, d.p. 3,69) à experiência de
participação na guerra. Utilizou-se a metodologia da
Grounded Theory (Glaser & Strauss, 1967) para
realizar uma análise qualitativa às respostas dadas
pelos sujeitos à questão, Que significado tem na sua
vida ter estado na guerra. Os nossos resultados foram
ao encontro das conclusões de Aldwin, Levenson, e
Spiro III (1994) e de Fontana e Rosenhek (1998)
sugerindo que os ex-combatentes da guerra colonial
construíram significados múltiplos para as suas
experiências de guerra. A guerra enquanto experiência
ou a guerra enquanto espólio revestiram-se tanto de
significados negativos (i.e., decepções/perdas) como
de significados positivos (i.e. satisfação/benefícios).
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Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
Funding Award Number
SFRH/BD/21990/2005