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Aprender a ler, escrevendo : Impacto de um programa de escrita na leitura de crianças do 1º ano do E.B. em risco de desenvolver dificuldades de aprendizagem
Publication . Salvador, Liliana Ferreira dos Santos; Martins, Margarida Alves
O objetivo deste trabalho consistiu em desenvolver um programa de escrita em interação com
crianças em risco de dificuldades na aquisição da leitura, numa fase inicial em que ainda é
possível atuar ao nível da prevenção. Foram realizados dois estudos, sendo que no primeiro se
pretendeu avaliar o impacto desse programa na leitura, escrita, consciência fonémica e
motivação de crianças do 1º ano de escolaridade que manifestavam já dificuldades.
Adicionalmente, quisemos apurar se as crianças que beneficiaram do programa de escrita em
interação tiveram desempenhos semelhantes ao das restantes crianças da turma na leitura no
final do ano. Foram selecionadas 53 crianças com baixo desempenho em consciência
fonológica, conhecimento do alfabeto e leitura de palavras, e que foram informalmente
referenciadas pelos professores como estando em risco. Foram então constituídos três grupos
estatisticamente equivalentes: grupo experimental, que desenvolveu atividades de escrita em
interação; grupo de comparação, que realizou atividades de consciência fonológica; grupo de
controlo, que realizou atividades de cópia. As crianças foram aleatoriamente distribuídas pelos
três grupos e, posteriormente, constituídos grupos de duas crianças que trabalharam em
conjunto até ao final das sessões. Foram realizados pré-testes de leitura, escrita, consciência
fonémica e motivação, aos quais se seguiu o desenvolvimento dos programas ao longo de 12
sessões, com duração de 20 a 30 minutos cada e frequência bissemanal. Uma semana após o
final das intervenções foram realizados os pós-testes. Recorreu-se a diversas ANCOVAs para
analisar os dados recolhidos que mostraram que o grupo de escrita em interação obteve
resultados superiores e com diferenças estatisticamente significativas em relação aos restantes
grupos, em todas as variáveis medidas no pós-teste, à exceção da consciência fonémica, em que o grupo de escrita e o de consciência fonológica obtiveram resultados semelhantes, sem
diferenças entre ambos. O grupo de cópia de palavras foi o que obteve, consistentemente,
resultados mais baixos. No final, as crianças do grupo de escrita obtiveram resultados idênticos
em leitura às restantes crianças da turma não se tendo verificado diferenças entre eles.
O segundo estudo tem como objetivo explicitar, descrever e analisar as estratégias de ajudas
(scaffolding) que o adulto providencia às crianças no decorrer das sessões do programa de
escrita, isolando, se possível, uma sequência típica de ajudas. Procurámos ainda apurar se as
crianças manifestam integrar os procedimentos e estratégias de análise constantes nas ajudas
do adulto. Para tal, foram analisadas oito sessões (3ª, 6ª, 9ª e 12ª sessões) de dois grupos de
crianças que beneficiaram do programa de escrita, escolhidas aleatoriamente. Foram
encontradas 14 categorias de ajuda sendo que as mais frequentes para ambos os grupos,
consistiam, por ordem de ocorrência, no questionamento, questionamento inferencial, feedback
positivo, tarefa/ação e pistas. As díades diferiam, porém, em relação ao nível de suporte
necessário. Foi isolada uma sequência típica e as crianças evidenciaram competências de
autorregulação, autonomia e controlo em relação à tarefa, assim como mostraram apropriar-se
dos conhecimentos e procedimentos mobilizados ao longo das sessões. O programa de escrita
constitui-se, pois, como uma alternativa pedagógica eficaz para prevenir dificuldades de leitura.
The impact of a writing programme on reading acquisition of at risk first grade children
Publication . Salvador, Liliana Ferreira dos Santos; Martins, Margarida
ABSTRACT: Our aim was to assess the impact of a writing programme on the reading
acquisition of first graders considered at-risk of developing reading difficulties.
Eighteen children from six classrooms of three primary schools attended this
programme. Their results on literacy tests at the end of the first trimester were very
low when compared to those of the remaining 91 children attending the same
classrooms. This programme, based on a socio-constructive approach, had 12
sessions. In each session, children were asked to discuss the writing of words and
sentences until they reached an agreement. The adult's role was to guide and question
children along their process of discovery and reflection. The dynamics that occurred
during the sessions and the adult’s help (scaffolding) were characterized. At the end of
the programme, children who underwent the intervention reached similar reading
results as the remaining children in the classrooms.
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Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
SFRH
Funding Award Number
SFRH/BD/90452/2012