Repository logo
 
Loading...
Project Logo
Research Project

THE INTERGENERATIONAL TRANSMISSION OF THEORY OF MIND: THE MISSING LINK BETWEEN PARENTAL MENTALIZING SKILLS AND THEIR PRESCHOOL CHILDREN’S THEORY OF MIND ABILITIES

Authors

Publications

Teoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo : Da idade escolar até à idade adulta
Publication . Martins, Carla; Barreto, Ana Luísa; Castiajo, Paula
A teoria da mente, enquanto marco do desenvolvimento sócio-cognitivo normativo emergente em idade pré-escolar, define-se como a capacidade para compreender e atribuir estados mentais – desejos, cognições, crenças e emoções – a si e aos outros, o que, por seu turno, permite a previsão e interpretação do comportamento dos outros (Astington & Barriault, 2001). Mas como se carateriza a teoria da mente no âmbito do desenvolvimento normativo ao longo do ciclo vital? E como se avalia? O presente artigo pretende responder a ambas as questões através de uma revisão teórica deste constructo no âmbito do desenvolvimento normativo em idade escolar, adolescência e idade adulta e uma síntese das principais metodologias desenvolvidas para a sua avaliação.

Organizational Units

Description

Keywords

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Funding programme

Funding Award Number

SFRH/BD/82326/2011

ID