Loading...
Research Project
THE INTERGENERATIONAL TRANSMISSION OF THEORY OF MIND: THE MISSING LINK BETWEEN PARENTAL MENTALIZING SKILLS AND THEIR PRESCHOOL CHILDREN’S THEORY OF MIND ABILITIES
Funder
Authors
Publications
Teoria da mente ao longo do desenvolvimento normativo : Da idade escolar até à idade adulta
Publication . Martins, Carla; Barreto, Ana Luísa; Castiajo, Paula
A teoria da mente, enquanto marco do desenvolvimento sócio-cognitivo normativo emergente em
idade pré-escolar, define-se como a capacidade para compreender e atribuir estados mentais – desejos,
cognições, crenças e emoções – a si e aos outros, o que, por seu turno, permite a previsão e
interpretação do comportamento dos outros (Astington & Barriault, 2001). Mas como se carateriza a
teoria da mente no âmbito do desenvolvimento normativo ao longo do ciclo vital? E como se avalia?
O presente artigo pretende responder a ambas as questões através de uma revisão teórica deste
constructo no âmbito do desenvolvimento normativo em idade escolar, adolescência e idade adulta e
uma síntese das principais metodologias desenvolvidas para a sua avaliação.
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
Funding Award Number
SFRH/BD/82326/2011