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Research Project
EDUCAÇÃO EMOCIONAL PARA ADOLESCENTES EM CONTEXTOS PREVENTIVOS
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O conhecimento emocional e o desenvolvimento socio-emocional em crianças de idade pré-escolar
Publication . Machado, Ana Paula de Oliveira Maló; Veríssimo, Manuela
Perspectivas da Etologia, Psicologia e Psicanalise cada vez mais consideram o
afecto, as emoções, o desenvolvimento emocional e as competências emocionais como
centrais no desenvolvimento humano e como partes integradas e interligadas nos outros
sistemas do organismo. Diferenças individuais expressam-se com raiz em sistemas
precocemente configurados, e sob os efeitos da socialização e da cultura. As suas
modificações decorrem das modificações globais do organismo, das modificações qualitativas
ao nível da consciência e dos requisitos impostos pelos contextos de vida e pelos agentes
sociais. Especificamente o desenvolvimento do conhecimento emocional em crianças de
idade pré-escolar tem vindo a ser estudado como hipótese de se constituir em factor protector
na prevenção de problemas ao nível do desenvolvimento e da psicopatologia. O presente
trabalho insere-se na investigação que Susanne Denham (1998) tem vindo a desenvolver
acerca das competências socio-afectivas em crianças de idade pré-escolar. O seu principal
objectivo e a criação de uma versão do Affect Knowledge Test, AKT (Denham, 1986) com
base numa amostra de crianças da população Portuguesa, a validação da sua estrutura de
factores e a discriminação dos valores por género e idade. Num segundo estudo empírico o
objectivo consiste em analisar a relação entre o conhecimento emocional e a qualidade das
relações entre pares. Para o efeito são desenvolvidos dois estudos: Um primeiro estudo inclui
uma amostra de 160 crianças , 68 do género feminino e 92 do género masculino, de idades
entre os 3 e os 5 anos, pertencentes a escolas dos Concelhos de Oeiras, Leiria e Castelo
Branco. A criação da versão Portuguesa do Affect Knowledge Test, AKT (Denham, 1986)
baseia-se na Analise Factorial Confirmatória da estrutura fornecida pela autora. Os factores
correspondem a constructos teóricos e compõem-se de nomeação e reconhecimento das
emoções a partir de expressões faciais, compreensão das causas das emoções e descentração
afectiva. Obtiveram-se índices de bom ajustamento para um modelo multidimensional. Os
resultados demonstram progressos significativos entre os 3 e os 5 anos e as diferenças de
género encontradas favoreceram as raparigas. No segundo estudo, os participaram são 122
crianças , de 5 de idade, 53 do género feminino e 69 do género masculino, que frequentam
Jardins-de-infância no Concelho de Oeiras. O seu principal objectivo e o de analisar a relação
entre o conhecimento emocional e as competências para iniciar e manter relações positivas
com os seus pares. Foram utilizadas medidas sociometricas (Coie, Dodge, & Coppotelli,
1982; Newcomb e Bukowski, 1983, Vaughn & Waters, 1981) e medidas de avaliação do
comportamento social pelas educadoras (LaFreniere & Dumas, 1996). Os resultados
demonstram uma associação entre a nomeação e a ansiedade/isolamento social e a
competência social. Pensamos contribuir para dar continuidade a investigação nesta área, e
para a divulgação da aplicabilidade dos resultados do Teste do Conhecimento das Emoções.
Organizational Units
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Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
PIDDAC
Funding Award Number
SFRH/BD/30888/2006