Loading...
Research Project
PROMOTING THE QUALITY OF INDIVIDUALIZED EDUCATION PLAN IEP AND INDIVIDUALIZED FAMILY SERVICE PLANS IFSP GOALS AND OBJECTIVES
Funder
Authors
Publications
Promoting the quality of individualized education plan (IEP) and Individualized family service plans (IFSP) goals and objectives
Publication . Silva, Tânia Carina Boavida Domingues da; Aguiar, Cecília; McWilliam, Robin A.
Uma intervenção eficaz em intervenção precoce e crucial para que todas as criancas
consigam alcançar o seu potencial desenvolvimental e funcional. A ciência do desenvolvimento
evoluiu de um modelo centrado na criança para um modelo centrado na família, que suporta o
desenvolvimento total de competências e funcionalidades. O mesmo não parece ter acontecido
com as praticas ja que as crenças e valores dos profissionais não parecem ser concordantes com
as praticas recomendadas. O objectivo deste trabalho e contribuir para a compreensão e
disseminação de estratégias que permitam diminuir o hiato existente entre a teoria e a pratica,
através de uma formação em Intervenção Precoce Baseada nas Rotinas (IPBR; McWilliam, 2010).
Com base no primeiro estudo, que avaliou a qualidade dos objectivos dos programas
educativos individuais (PEI) em Portugal e produziu conhecimento inovador e consistente com
estudos anteriores e posteriores que demonstravam que tanto os PEI como os planos individuais
de intervenção precoce (PIIP) incluíam objectivos de baixa qualidade, desenvolvemos uma
formação assente na IPBR. Esta foi projectada especificamente para melhorar a qualidade dos
objectivos dos PEI e dos PIIP e diminuir o seu numero excessivo. O segundo estudo fundamenta
e descreve, em detalhe, a formação projectada, permitindo futuras replicações, e apresenta os
resultados na melhoria dos objectivos de 80 profissionais. A entrevista baseada nas rotinas (EBR;
McWilliam, 2005) e uma parte fundamental da IPBR e, como tal, teve um foco especial ao longo
da formação. A ferramenta mais importante no ensino da EBR foi a lista de verificação da EBR
(Rasmussen & McWilliam, 2010), cujas propriedades psicométricas foram investigadas no
terceiro estudo. Por fim e no ultimo estudo, centramo-nos novamente na eficácia da formação e
investigamos (a) a validade social, (b) os outcomes a médio prazo da eficácia da formação com
inclusão de uma condição de controlo e (c) as variáveis associadas ou explicativas das mudanças
na qualidade dos objectivos.
Os nossos resultados contribuíram para o campo da intervenção precoce, e
especificamente da IPBR (e.g., Hwang, Chao, & Liu, 2013; McWilliam, et al., 2009). Isto porque
corroboraram e adicionaram evidencias sobre a eficácia da formação nas praticas recomendadas e
baseadas na evidencia (e.g., Campbell & Halbert, 2002; Jung & Baird 2003). Também
encontramos suporte para (1) a eficácia da nossa formação na promoção de objectivos de
qualidade nos PEI e nos PIIP, (2) o papel central da EBR neste processo, e (3) a fiabilidade da
lista de verificação da EBR como um instrumento de implementação.
A realização deste estudo permitiu dar esta formação, que se revelou eficaz, a mais de 200
profissionais, trabalhando com cerca de 40% das Equipas Locais de Intervenção (ELI) da área de
Lisboa e Vale do Tejo, onde vive, aproximadamente, 35% da população de Portugal continental.
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
PIDDAC
Funding Award Number
SFRH/BD/44286/2008