PORG - Tese de doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing PORG - Tese de doutoramento by Subject "Authentic teachership"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Psychological safety, authentic leadership and social networks : A psycho-structural approach to the study of groupsPublication . Soares, André Escórcio; Lopes, Miguel PereiraA investigação recente acerca de grupos e equipas tem-se desenvolvido fundamentalmente em torno de duas tradições: a dos constructos psicológicos partilhados, primordialmente ligada à psicologia e a da perspetiva estrutural, mais ligada à sociologia, aos estudos organizacionais e à teoria acerca da análise de redes sociais. Esta tese pretende integrar estas duas perspetivas numa lógica mais holística, aqui apelidada de perspetiva psico-estrutural no estudo de grupos e equipas. Assim, esta tese tem como objetivo explorar a relação entre a relação entre a segurança psicológica, a liderança autêntica e a análise de redes sociais. A relação entre estas três componentes permitiu o desenvolvimento de três artigos baseados numa visão psico-estrutural das dinâmicas dos grupos. Por fim, esta tese teve como objetivo estender o estudo da segurança psicológica, liderança autêntica e redes sociais ao contexto do ensino superior. Esta opção parte duma perspetiva que realça a importância do desenvolvimento de conhecimento dentro da psicologia numa lógica multi-contextual. Com vista ao alcance destes objetivos foram submetidos três artigos para três revistas científicas de cariz internacional. O primeiro artigo, já publicado, diz respeito ao desenvolvimento de um modelo conceptual de influência das redes sociais no desenvolvimento da segurança psicológica do grupo. Neste sentido, apresenta proposições relacionadas com a influência dos membros centrais das redes na segurança psicológica dos grupos e equipas, através de um processo de contágio social. O segundo artigo é de natureza empírica e tem como principal objetivo estudar a relação entre a liderança autêntica, a segurança psicológica e a performance académica de alunos do ensino superior. Os resultados deste artigo permitem concluir que tanto a segurança psicológica como a liderança autêntica têm um impacto positivo na performance académica. Testou-se ainda o papel da segurança psicológica enquanto mediadora da relação entre a liderança autêntica e a performance académica, sendo que, no entanto, os resultados não suportam a existência deste efeito de mediação. Por fim, o terceiro artigo desta tese tem um formato empírico e teve como objetivo dar seguimento aos estudos sugeridos no segundo artigo ao avançar com a densidade enquanto medida de rede social como uma variável importante na relação entre segurança psicológica, ensino autêntico e performance académica. Uma das contribuições deste artigo prende-se com o desenvolvimento do conceito de ensino autêntico (authentic teachership) a partir da teoria acerca de liderança autêntica. Os resultados deste estudo permitem concluir que existe uma relação positiva entre a densidade e o ensino autêntico, a segurança psicológica e a performance académica. No global, os resultados dos estudos incluídos nesta tese ilustram as oportunidades que se podem abrir na compreensão das dinâmicas dos grupos e equipas, através da utilização de uma abordagem psico-estrutural. Mais concretamente, os resultados dos estudos incluídos nesta tese permitem concluir que a liderança autêntica e a segurança psicológica estão positivamente relacionadas com as redes sociais, e mais explicitamente com a densidade, e que exercem um impacto positivo na performance académica de estudantes do ensino superior. Desta forma, a presente tese contribui para o desenvolvimento de uma nova abordagem não só no estudo da performance académica de estudantes do ensino superior mas também na compreensão na importância das dinâmicas de grupos e equipas em geral.