PORG - Tese de doutoramento
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Browsing PORG - Tese de doutoramento by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Psicologia"
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- A avaliação e o feedback na gestão de desempenho : Um outro olharPublication . Rodrigues, Antero Miguel Monteiro; Cesário, Francisco José Santos; Castanheira, Filipa Vieira da SilvaNesta dissertação estudou-se o impacto da gestão de desempenho e a reação ao feedback em assistentes de contact center de diversos tipos de serviço, tendo como objetivo compreender o impacto que as variáveis anteriormente referidas têm sobre a relação de troca entre supervisor-colaborador e a satisfação laboral (i.e. intrínseca e extrínseca) do colaborador. No primeiro estudo, com uma amostra de 1815 assistentes de contact center, desenvolveu-se uma análise das qualidades psicométricas de um instrumento de medida multidimensional sobre a gestão de desempenho, tendo como intuito validar e adaptar esta medida em Portugal. No segundo estudo, de carácter transversal, com uma nova amostra de 1815 assistentes de contact center, verificou-se o efeito sincrónico direto entre a gestão de desempenho e a relação de troca supervisor-colaborador e a inexistência de um efeito direto entre a gestão de desempenho e a satisfação laboral. Além disso, constatou-se que a reação ao feedback medeia totalmente a relação entre gestão e desempenho e a satisfação laboral e parcialmente a relação entre a gestão de desempenho e a relação de troca supervisor-colaborador. Por fim, o terceiro estudo, longitudinal e com uma terceira amostra de 301 assistentes de contact center, centrou-se na replicação dos resultados obtidos no estudo anterior, mas sem o efeito de mediação. Desta forma, verificou-se o efeito diacrónico da gestão de desempenho sobre a reação ao feedback e o efeito sincrónico da gestão de desempenho e da reação ao feedback face à satisfação laboral e relação de troca supervisor-colaborador. Os resultados deste terceiro estudo permitiram verificar que os efeitos da gestão de desempenho em contact center relativamente à satisfação laboral e relação de troca supervisor-colaborador não perduram ao longo do tempo. Em suma, esta investigação permitiu contribuir para entender a importância que a gestão de desempenho e a reação ao feedback tem na atitude relacional entre supervisor-colaborador e na satisfação laboral de cada colaborador em contexto organizacional.
- Investe em mim se queres que fique! : desenvolvimento de competências como redutor das intenções de saída da organizaçãoPublication . Moreira, Ana Maria da Palma; Cesário, Francisco José SantosNos tempos atuais, em que o mercado laboral se tornou extremamente competitivo, um dos principais problemas que se levanta às organizações é a retenção dos seus melhores colaboradores, ou seja, do seu melhor capital humano, capital humano esse muitas vezes difícil de imitar e de substituir. Acresce ainda que neste momento trabalham nas organizações colaboradores que pertencem a diferentes gerações e, segundo Saba (2013) estes colaboradores têm diferentes objetivos e atitudes no que respeita ao seu trabalho que por vezes não são compatíveis, valorizando também de diferente modo as práticas organizacionais de desenvolvimento de competências. Esta dissertação pretende fornecer às organizações indicações sobre as práticas que cada geração mais valoriza, assim como outras indicações que as ajudem a reter os seus melhores colaboradores. Esta investigação desenvolveu-se através de três estudos quantitativos, com a aplicação de dois questionários em dois momentos diferentes. Em relação ao primeiro questionário, a amostra foi constituída por 302 participantes a trabalharem em organizações sediadas no território português. As respostas dadas por estes participantes foram utilizadas no primeiro e no segundo estudo. O primeiro teve como objetivo adaptar e validar para a população portuguesa um instrumento de práticas organizacionais de desenvolvimento de competências, desenvolvido por De Vos, De Hauw e Van der Heijden (2011). Quanto à sua estrutura fatorial este instrumento revelou ser composto por três fatores. Na análise fatorial exploratória apresentou um KMO no valor de .89, com uma variância explicada de 71%. A posterior análise fatorial confirmatória aos três fatores identificados, revelou uma fiabilidade de constructo entre .73 e .95 apresentando uma boa validade discriminante. Depois de realizada a análise semântica aos itens que compõem os três fatores decidiu-se atribuir ao fator 1 a designação de “formação”, ao fator 2 de “suporte individualizado” e ao fator 3 de “rotação funcional”. O segundo estudo teve como principais objetivos testar não só o efeito indireto da perceção de empregabilidade interna na relação entre as práticas organizacionais de desenvolvimento de competências e o compromisso afetivo para com a organização, como o efeito moderador das diferentes gerações (baby boomer, geração X e Geração Y) nesta relação. Comprovou-se um efeito direto, significativo e positivo das práticas organizacionais de desenvolvimento de competências no compromisso afetivo, assim como o efeito indireto parcial da perceção de empregabilidade interna nesta relação. Comprovou-se ainda o efeito moderador das gerações nesta relação. Quanto ao segundo questionário, a amostra foi constituída por 313 participantes a trabalharem em organizações sediadas no território português, mas todos eles contactos do Fórum Pessoas e Organizações. As respostas dadas pelos participantes a este questionário foram utilizadas no terceiro estudo, cujo principal objetivo foi testar o efeito indireto em série da perceção de empregabilidade interna e do compromisso organizacional afetivo na relação entre as práticas organizacionais de desenvolvimento de competências e as intenções de saída da organização. Conseguiu-se comprovar este objetivo assim como o efeito significativo e negativo das práticas organizacionais de desenvolvimento de competências, perceção de empregabilidade interna e do compromisso organizacional afetivo nas intenções de saída.
- Psychological safety, authentic leadership and social networks : A psycho-structural approach to the study of groupsPublication . Soares, André Escórcio; Lopes, Miguel PereiraA investigação recente acerca de grupos e equipas tem-se desenvolvido fundamentalmente em torno de duas tradições: a dos constructos psicológicos partilhados, primordialmente ligada à psicologia e a da perspetiva estrutural, mais ligada à sociologia, aos estudos organizacionais e à teoria acerca da análise de redes sociais. Esta tese pretende integrar estas duas perspetivas numa lógica mais holística, aqui apelidada de perspetiva psico-estrutural no estudo de grupos e equipas. Assim, esta tese tem como objetivo explorar a relação entre a relação entre a segurança psicológica, a liderança autêntica e a análise de redes sociais. A relação entre estas três componentes permitiu o desenvolvimento de três artigos baseados numa visão psico-estrutural das dinâmicas dos grupos. Por fim, esta tese teve como objetivo estender o estudo da segurança psicológica, liderança autêntica e redes sociais ao contexto do ensino superior. Esta opção parte duma perspetiva que realça a importância do desenvolvimento de conhecimento dentro da psicologia numa lógica multi-contextual. Com vista ao alcance destes objetivos foram submetidos três artigos para três revistas científicas de cariz internacional. O primeiro artigo, já publicado, diz respeito ao desenvolvimento de um modelo conceptual de influência das redes sociais no desenvolvimento da segurança psicológica do grupo. Neste sentido, apresenta proposições relacionadas com a influência dos membros centrais das redes na segurança psicológica dos grupos e equipas, através de um processo de contágio social. O segundo artigo é de natureza empírica e tem como principal objetivo estudar a relação entre a liderança autêntica, a segurança psicológica e a performance académica de alunos do ensino superior. Os resultados deste artigo permitem concluir que tanto a segurança psicológica como a liderança autêntica têm um impacto positivo na performance académica. Testou-se ainda o papel da segurança psicológica enquanto mediadora da relação entre a liderança autêntica e a performance académica, sendo que, no entanto, os resultados não suportam a existência deste efeito de mediação. Por fim, o terceiro artigo desta tese tem um formato empírico e teve como objetivo dar seguimento aos estudos sugeridos no segundo artigo ao avançar com a densidade enquanto medida de rede social como uma variável importante na relação entre segurança psicológica, ensino autêntico e performance académica. Uma das contribuições deste artigo prende-se com o desenvolvimento do conceito de ensino autêntico (authentic teachership) a partir da teoria acerca de liderança autêntica. Os resultados deste estudo permitem concluir que existe uma relação positiva entre a densidade e o ensino autêntico, a segurança psicológica e a performance académica. No global, os resultados dos estudos incluídos nesta tese ilustram as oportunidades que se podem abrir na compreensão das dinâmicas dos grupos e equipas, através da utilização de uma abordagem psico-estrutural. Mais concretamente, os resultados dos estudos incluídos nesta tese permitem concluir que a liderança autêntica e a segurança psicológica estão positivamente relacionadas com as redes sociais, e mais explicitamente com a densidade, e que exercem um impacto positivo na performance académica de estudantes do ensino superior. Desta forma, a presente tese contribui para o desenvolvimento de uma nova abordagem não só no estudo da performance académica de estudantes do ensino superior mas também na compreensão na importância das dinâmicas de grupos e equipas em geral.