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- Práticas pedagógicas dos professores e dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita em alunos com e sem necessidades específicasPublication . Monteiro, Ana Rita Lucas Gonçalves; Salvador, LilianaA aprendizagem da leitura e da escrita revela-se essencial para o futuro sucesso dos alunos, uma vez que estabelece as bases para a aquisição de conhecimento em diversas áreas. Neste sentido, a escrita é uma ferramenta essencial para a comunicação eficaz enquanto a leitura proporciona, entre outras coisas, autonomia na procura informação. Surge, por isso, a necessidade fundamental de conhecer as práticas dos professores em relação ao ensino da leitura e da escrita e ao modo como identificam e procuram levar os alunos a superar dificuldades na aquisição destas competências. O presente estudo visa, pois, conhecer as práticas pedagógicas no ensino e avaliação da leitura e escrita utilizadas pelos professores nos 1º e 2º anos do 1º ciclo do EB em crianças com e sem necessidades específicas. A investigação foi realizada por meio de uma metodologia qualitativa e exploratória, que envolveu entrevistas e subsequente análise de dados e conteúdos. Participaram neste estudo 10 professores do 1º ciclo do EB. Os resultados estão organizados em temas, incluindo: práticas de ensino da leitura e escrita, práticas de avaliação da leitura e escrita, práticas perante dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita, práticas pedagógicas após a identificação de dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita e por fim, práticas pedagógicas em casos de alunos com necessidades específicas. Assim, foi possível perceber que a maioria dos professores participantes refere ensinar a leitura e escrita em simultâneo e através do método global e que os professores alteram as suas práticas quando identificam dificuldades nos seus alunos. Quando têm alunos com necessidades específicas, a maioria trabalha em equipa multidisciplinar e adapta os materiais e conteúdos consoante as dificuldades. Este estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada das práticas pedagógicas dos professores no ensino da leitura e escrita a crianças do 1º ciclo do EB, assim como das dificuldades e desafios percecionados no ensino de alunos com Necessidades Específicas, constituindo-se, pois, como um ponto de partida para (re)pensar o modo como se realiza a inclusão em contexto educativo e a necessidade de adaptações nas práticas pedagógicas para atender à diversidade dos alunos.
- COVID-19 lockdown and social isolation impact on the ability to place events in timePublication . Ferreira, Ana Rita Ribeiro; Lemos, RaquelThe COVID-19 pandemic disrupted people’s lives forcing the Portuguese population to stay home and forced them into social isolation. This resulted in a long period of time where we were forced into routine, boredom, and sameness. Studies conducted during the COVID-19 lockdowns revealed that this impacted people’s time awareness and perception in various ways. The goal of this research was to find if this phenomenon had any long-lasting impact on time perception, specifically in time memory (i.e., the ability to place events in time). A 30-item questionnaire was created, wherein each item the participant had to place a notable event in time (from 2018 to 2022). The goal was to compare the scores between participants who experienced different lockdown durations (i.e., no lockdown and short lockdown vs. long lockdown periods), and to assert if the lockdown experience influenced the time memory ability. The results of this research were inconclusive, as no significant differences were found between conditions. However, the results also showed that, overall, participants had more difficulty placing 2020 and 2021 events in time than 2018 events, suggesting a potential long-term time disorientation that could be attributable to the COVID-19 restrictions.