Browsing by Issue Date, starting with "2024-10-08"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relação entre os estilos parentais e os comportamentos de cyberbullying em alunos do 3º cicloPublication . Lopes, Bárbara Filipa Rodrigues; Morgado, JoséO presente estudo pretendeu verificar a relação entre os estilos parentais percecionados por alunos a frequentar o 3º ciclo com a existência de comportamentos de cyberbullying e o tipo de envolvimento nestes comportamentos, enquanto agressor ou vítima. Para este efeito, foi selecionada uma amostra por conveniência de 275 jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, que frequentavam o 3º ciclo. Neste sentido, foram aplicados três instrumentos, um deles relativo à perceção dos jovens acerca da autoridade parental dos pais (PAQ) e dois relacionados com o envolvimento em comportamentos de cyberbullying (CBQ e CBQ-V). Através da análise de dados, observaram-se diferenças entre géneros na concretização de agressão por cyberbullying, porém não foram verificadas diferenças entre esta variável e a vivência dos comportamentos agressivos. Relativamente aos estilos parentais percecionados pela amostra e os comportamentos de cyberbullying, enquanto vítima ou agressor, verificou-se uma correlação significativa negativa entre o estilo democrático e a vivência de comportamentos de agressão por cyberbullying. No entanto, não foram verificadas correlações entre o estilo democrático e a envolvência dos jovens enquanto agressor. Da mesma forma, não foram verificadas correlações para o estilo autoritário e para o estilo permissivo, em ambas as envolvências. Posto isto, estes resultados não apontam consideravelmente para uma interação entre comportamentos de cyberbullying e os estilos parentais percecionados. No final, são referidas algumas limitações percebidas no estudo e disponibilizadas sugestões para futuras investigações.