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- Impacto de um programa de literacia emergente em crianças do pré-escolarPublication . Couto, Carolina Nunes da Silva Ribeiro; Salvador, LilianaEsta investigação tem como principal objetivo avaliar a eficácia de um Programa de Literacia Emergente, realizado em contexto de sala de aula, com crianças a frequentar o ensino pré-escolar. Neste sentido, pretende-se perceber o impacto que o programa possui relativamente a competências de consciência fonológica (ao nível da sílaba e do fonema), conhecimento do alfabeto, escrita e leitura, tendo em conta que esta última competência nunca foi trabalhada ao longo do programa. No estudo participaram 40 crianças com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos de duas salas do ensino pré-escolar de um colégio privado, na região de Lisboa. Uma vez que este programa tinha como objetivo ser implementado em sala de aula, com o envolvimento do educador de infância, e para preservar o contexto naturalístico no qual foi desenvolvido, a uma das salas foi atribuído o grupo experimental e a outra o grupo de controlo, sendo esta atribuição feita aleatoriamente. Os grupos eram equivalentes em termos de idade, nível de instrução dos pais, nomeação rápida, consciência silábica e fonémica e conhecimento do alfabeto. O estudo realizou-se em três momentos específicos, mais concretamente: uma primeira fase de pré-testes, um segundo momento de implementação do Programa de Literacia Emergente e uma última fase de pós-testes. As crianças do grupo de controlo mantiveram as atividades normalmente utilizadas em contexto de sala e determinadas no projeto educativo do colégio para o pré-escolar. O programa experimental decorreu ao longo de 12 sessões, com frequência bissemanal e duração de 60 minutos por sessão e consistiu em tarefas diversificadas que trabalhavam, maioritariamente, consciência fonológica, conhecimento das letras e escritas inventadas. Os dados recolhidos no final da intervenção apontam para melhorias significativas no desempenho das crianças em todas as competências avaliadas, mostrando uma generalização dos conhecimentos para a leitura de palavras.