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- Os contributos da organização do ambiente educativo e do papel do educador de infância na promoção da autonomia das criançasPublication . Menezes, Maria Sameiro Ferraz de; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesEste trabalho centra-se numa reflexão sobre a organização do ambiente educativo e o papel do educador no desenvolvimento da autonomia das crianças, em contextos de educação de infância, procurando-se construir um olhar aprofundado e fundamentado na literatura sobre as práticas e estratégias promotoras desta competência. Foi desenvolvido um estudo numa sala de Jardim-de-Infância com um grupo etário heterogéneo de 20 crianças de 4-5 anos e a respetiva educadora. Definiram-se dois eixos orientadores de análise ao longo deste trabalho: (1) Comportamentos do educador de infância que promovem a autonomia das crianças; e (2) Características da organização do ambiente educativo que promovem a autonomia. Esta investigação assentou numa metodologia qualitativa, recorrendo a técnicas e instrumentos como a observação, sustentada através de notas de campo, e uma entrevista realizada à educadora cooperante. Os resultados revelaram a importância da promoção da autonomia nas crianças desde cedo, destacando que esta competência é potenciada na presença de um educador que motive e incentive as crianças a terem iniciativas, auxiliando-as e apoiando as suas escolhas. Estes princípios devem estar presentes na organização do ambiente educativo, contemplando as perspetivas das crianças e possibilitando que persigam os seus interesses e escolhas, sendo elementos centrais para o desenvolvimento da autonomia. Constatouse que a construção da autonomia das crianças depende das conceções do educador, implicando uma reflexão, conhecimento e intencionalidade na sua prática educativa que sustentem oportunidades que valorizem as escolhas e perspetivas das crianças.