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- Revisão sistemática sobre a relação entre a PHDA e as competências de leitura e escrita em crianças do primeiro cicloPublication . Ribeiro, Andreia de Melo Fouto da Silva; Salvador, Liliana Ferreira dos SantosObjetivo: O presente estudo teve como principal objetivo analisar as relações entre as dificuldades de leitura, escrita e perturbação da hiperatividade e défice de atenção(PHDA) em crianças do primeiro ciclo. Para tal, foram estudados os principais mecanismos de leitura e escrita, sendo estes a velocidade leitora(VL), precisão leitora(PL), compreensão leitora(C), precisão ortográfica(PO) e expressão escrita. Metodologia: como metodologia utilizada recorreu-se a uma revisão sistemática da presente literatura com recursos às linhas orientadoras do PRISMA, seguindo critérios de inclusão e exclusão claros. A pesquisa foi realizada com recurso a bases de dados e revistas eletrónicas, restringindo-se a artigos de língua portuguesa e inglesa que tivessem sido publicados num período de 10 anos, a iniciar-se em janeiro de 2010 a janeiro de 2021. Resultados: após a avaliação de todos os estudos recolhidos apenas foram selecionados 19 estudos onde o número total de participantes avaliados varia entre os 29 e os 100, tendo uma média geral de idades de 10,5 anos. Todos os estudos selecionados, apresentaram uma relação forte com a PHDA. Contudo, a consciência fonológica demonstra-se a mais preponderante para que estas crianças se tornem leitores hábeis, demonstrando fragilidades quando é relacionada com a extensão da palavra e tarefas cognitivamente exigentes, estas dificuldades afetaram a velocidade leitora, a precisão leitora, compreensão e a precisão ortográfica. A expressão escrita, mostrou, também, uma relação forte, nesta população, com lacunas em muitos dos mecanismos pedidos para que as crianças se tornem escritores hábeis.
- Relação entre as percepções de Práticas de Gestão de Recursos Humanos e o Engagement dos Trabalhadores : moderação da importância atribuída às práticas de recursos humanosPublication . Vicente, Lino Fernando Scheideker; Quinteiro, Pedro MarquesO estudo foi motivado pela ausência de estudos sobre o efeito moderador da importância atribuída às práticas de recursos humanos, na relação entre a perceção das práticas de recursos humanos e o engagement, dos colaboradores, pelo qual pouco se sabe. Segundo Harter et al. (2009) o engagement está relacionado com vários aspetos de desempenho laboral, portanto, perceber se a importância atribuída tem um papel mediador, na relação entre a perceção das práticas de recursos humanos e o engagement, poderá ser uma forma de personalizar as práticas de gestão de recursos humanos e, consequentemente, levar a melhores resultados de produtividade. Face a tal ausência, desenhou-se este estudo não experimental com o objetivo de perceber se existe ou não um efeito de moderação da variável anteriormente referida em profissionais a trabalhar por conta de outrem em Portugal. O estudo conta com a participação de 152 indivíduos, com idades entre 21 e 63 anos, com a maioria a laboral no setor terciário (86.8%) e com um Diretor de Recursos Humanos (78.3%). Utilizaram-se a escala de Perceção Global de Práticas de Recursos Humanos de Cesário (2015) e uma versão traduzida da escala ISA Engagement Scale de Soane et al. (2012). Construiu-se também uma escala adaptada da escala de Cesário (2015) para aferir a importância atribuída às práticas de gestão de recursos humanos. Os resultados confirmam a existência de um efeito de moderação, pelo que a Importância Atribuída exerce um papel moderador nas relações entre as Perceções das Práticas de Recursos Humanos e o Engagement, indo de encontro à presente literatura.