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- Gestão demográfica e genética da população de Leões Marinhos-da-Califórnia no âmbito de programa ex situ da EAZA (EEP)Publication . Nascimento, Filipa Miranda de Sousa e Barcelos; Robalo, JoanaCom o tempo, o homem tem vindo a tomar cada vez mais consciência da grande importância da proteção, preservação e recuperação do meio ambiente, assim como das espécies ameaçadas. Aliadas à missão de conservação estão várias entidades que, diariamente, trabalham com intuito de manter populações saudáveis e autossustentáveis. Este estudo apresenta os resultados da análise demográfica e genética da população do Leão-marinho-da-califórnia [Zalophus californianus (Lesson, 1828)], espécie gerida no âmbito de Programa ex situ da EAZA (EEP). Realizou-se um questionário que foi enviado a diversas instituições, com o objetivo de criar um Plano de Gestão a Longo Prazo para a espécie, através de um bom controlo do tamanho da sua população. Os dados desta população encontram-se registados no seu Studbook desde 1991, dados estes que são essenciais para monitorizar e gerir o estabelecimento e o crescimento de populações mantidas em cativeiro, facilitando o desenvolvimento de uma população viável e ajudando a maximizar a diversidade genética e a estabilidade demográfica. Através da atualização e correção de erros do Studbook foi possível aumentar a percentagem de pedigree conhecido. Para a análise demográfica e genética da população utilizou-se o software PMx. Os resultados mostram que a população do EEP se encontra em crescimento, demostrando parâmetros demográficos positivos, tais como: taxa instantânea de crescimento (r =0,039); taxa de crescimento populacional (λ = 1,040) e; taxa líquida de reprodução (Ro = 1,605). Relativamente aos parâmetros genéticos, a diversidade genética da população é alta e tem potencial para aumentar, o que indica um bom estado genético.
- Técnicas de medição de elasmobrânquios: uma revisão com vista à sua aplicação em cativeiroPublication . Naré, Márcia Marisa Alves; Robalo, JoanaA classe Chondrichthyes apresenta diversas espécies cujas características da história de vida faz com que os indivíduos sejam bastante suscetíveis à sobre-exploração. Atualmente, diversos representantes deste grupo estão presentes em cativeiro. O estudo de indivíduos nestes locais é extremamente importânte, pois contribui para o aumento de conhecimentos destes espécimes, possibilitando assim o seu mantimento em cativeiro, mas, também, auxilia a sua conservação e preservação no habitat natural. A presente revisão visa compreender e analisar todas as técnicas existentes que atualmente permitem a recolha de dados zoométricos em elasmobrânquios e, posteriormente, prever qual a que melhor se adapta a cativeiro. Para tal, foram analisados 46 artigos cujas metodologias correspondessem às delimitações implementadas. Após a análise foi possível encontrar cinco técnicas de medição; fotogrametria utilizando a distância até ao indivíduo, fotogrametria com barra, fotogrametria com lasers, stereo-DOV e stereo-BRUV. Observou-se que as técnicas utilizadas atualmente, são ótimas alternativas a métodos que envolvam a captura ou a morte dos indivíduos, pois são práticas simples de utilizar, pouco invasivas e bastante precisas. Relativamente à adaptação em cativeiro, referiu-se que o stereo-DOV era a técnica que melhor se apropriava a este propósito. Escolheu-se esta, atendendo a que é fácil de manobrar nestes locais, permite a amostragem de espécies bentónicas e pelágicas e, se bem realizada, apresenta um erro bastante reduzido.
- Play2learn. Gamificação no contexto académico: impacto dos elementos da gamificação no engagement dos estudantesPublication . Gonçalves, Mariana da Silva Mendes; Ribeiro, Rui BártoloA gamificação baseia-se na integração de elementos dos jogos – mecanismo e frameworks – em situações e cenários de non-game (configurações não relacionadas com os jogos) (Rapti, 2013). É definida como um processo de game-thinking e game-mechanics com o objetivo de envolver (engagement) o jogador e incentivar a resolução de problemas (Zichermann & Cunningham, 2011). A presente investigação analisa a gamificação no contexto académico, com o objetivo de analisar o impacto dos elementos da gamificação – pontos, desafios, níveis, ranking, badges, batalhas, challenges e power-ups – no engagement dos estudantes. Foi ainda possível examinar a relação entre o engagement dos estudantes no jogo e as notas finais à disciplina de Marketing, permitindo avaliar o impacto da gamificação na performance académica. Os dados analisados foram extraídos diretamente do instrumento aplicado (aplicação mobile) – Marketing Wars 1.0 desenvolvida pela Mindflow com base nos princípios da gamificação. Os dados representam o desempenho/comportamento dos estudantes no jogo. O estudo contou com a participação de 135 alunos, que no momento da recolha de dados – abril de 2019 - frequentavam o segundo ano da licenciatura de Marketing no Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM). A análise revelou coeficientes de correlação significativos dos seguintes elementos do jogo com o engagement: power-ups (r=.710), badges (r=.503), nível (r=.331) e ranking (r=-.241). Os resultados da análise de regressão linear revelaram que os power-ups explicaram cerca de 48% do engagement dos estudantes no jogo (R2=.48). A última análise efetuada demonstrou uma correlação significativa entre o engagement e as notas finais dos alunos à disciplina de Marketing (r=.186), suportando a hipótese da aplicabilidade da gamificação no contexto académico.