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- Terapeutas com patas : as expectativas de pacientes e profissionais face à terapia assistida por animaisPublication . Marques, Ana Sofia Pernão; Morgado, JoséA terapia assistida por animais é uma prática com critérios e normas específicas, bem delineadas, na qual o animal é a parte fundamental do tratamento, com a finalidade de promover uma melhoria social, emocional, física e cognitiva nos pacientes. O objetivo principal desta investigação prende-se em compreender e explorar as expectativas dos profissionais e dos pacientes face à terapia assistida por animais. Para tal, o presente estudo é de carácter qualitativo e conta com a participação de 23 sujeitos, dos quais 15 profissionais que implementam a terapia, e 8 pacientes que beneficiam da terapia. Foi possível averiguar que os benefícios que esta terapia acarreta são os mais variados, que as expectativas de resultados dos profissionais são extremamente maleáveis e que os pacientes não demonstram ter expectativas de resultado, pela dificuldade de imaginar o futuro e o abstrato. Os resultados obtidos neste estudo vão de encontro à literatura existente sobre a temática, demonstrando que esta terapia é um excelente complemento a outras terapias uma vez que tem um grande fator motivacional.
- Expetativas e heteroperceções parentais, autoconceito e desempenho académico em estudantes do 5.º e 8.º ano de escolaridadePublication . Cerqueira, Ana Rita Martins; Peixoto, FranciscoO presente estudo teve como principal objetivo investigar as relações entre as expetativas e heteroperceções dos pais sobre a competência dos filhos para a matemática, o autoconceito académico e desempenho destes alunos, a frequentar o 5.º e 8.º ano de escolaridade, na disciplina de matemática. Foram analisadas as correlações entre todas estas variáveis e as diferenças destas relações entre o 5.º e o 8.º ano. Foi ainda estudada a possibilidade de a relação entre as heteroperceções parentais e o autoconceito académico dos alunos ser mediada pelas expetativas dos pais. Procurou-se também analisar as qualidades psicométricas dos questionários de expetativas dos pais e dos alunos. Participaram no estudo 81 encarregados de educação e 45 alunos a frequentar o 5.º e 8.º ano em escolas portuguesas. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a Escala do Autoconceito e da Autoestima, o Questionário de Expetativas e Heteroperceções de Competência para pais e o Questionário de Expetativas e Perceção de Competência para alunos. Foram também recolhidas as notas finais de cada período na disciplina de matemática. Os resultados obtidos mostraram evidências da existência de associações positivas fortes entre as heteroperceções dos pais e o autoconceito académico e desempenho dos alunos na disciplina de matemática, assim como entre as expetativas dos pais e o autoconceito académico e desempenho dos alunos. Não se verificaram diferenças significativas nas correlações entre os grupos de alunos do 5.º e do 8.º ano. Também não foi possível concluir as expetativas dos pais como mediadoras da relação entre as heteroperceções parentais e o autoconceito académico.