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- Que relações existem entre a escrita, a consciência fonológica e conhecimento de letras em crianças de pré-escolarPublication . Santos, Cátia Filipa Rodrigues; Martins, Margarida AlvesA aquisição da linguagem escrita inicia-se antes do ensino formal. O presente estudo teve como objetivo principal analisar a relação existente entre escrita, consciência fonológica e conhecimento das letras em crianças do último ano do pré-escolar. Participaram 46 crianças de cinco anos de seis salas de uma mesma instituição. Foi avaliada a escrita de palavras, a consciência silábica, a consciência fonémica através de provas de classificação da sílaba/fonema inicial e o conhecimento do nome e som das letras. Os resultados demonstraram que a escrita, avaliada através do número de letras que as crianças foram capazes de representar em cada palavra – número global de fonetização, apresentou correlações mais fortes com o conhecimento do som das letras do que com o nome das letras; que o número global de fonetizações apresentou correlações moderadas com a consciência silábica e fonémica e que o conhecimento das letras correlacionou-se mais fortemente com a consciência fonémica do que com a consciência silábica. Este estudo, também, teve o objetivo de analisar a qualidade e a consistência dessas fonetizações, tendo sido utilizada uma metodologia qualitativa. Verificou-se que as crianças fonetizaram mais as vogais do que as consoantes. As escritas das crianças podem evoluir e retroceder durante a entrevista e crianças com o mesmo nível de escrita podem ter formas diferentes de refletir sobre a linguagem oral. Esta investigação vem reforçar a importância de práticas educativas promotoras do desenvolvimento de capacidades linguísticas.
- Para o ano vais para a escola dos grandes! : perceções de alunos e encarregados de educação acerca da transição para o 5º ano de escolaridadePublication . Pinguinha, Joana Maria Canana; Mata, LourdesO presente estudo tem como tema principal a transição escolar para o 5º ano de escolaridade e tem como principais objetivos compreender as perceções dos alunos do 4º ano de escolaridade acerca desta transição escolar e compreender como é que esta transição escolar foi experienciada por alunos do 5º ano e pelos seus encarregados de educação. Assim, através de um estudo de metodologia mista, foi aplicado um questionário a 134 encarregados de educação de alunos do 5º ano de escolaridade e foram realizadas 24 entrevistas de grupo (focus grupo) a alunos do 4º ano de escolaridade. Com os dados analisados, foi possível verificar que os alunos do 4º e 5º ano de escolaridade se encontram emocionalmente ansiosos com esta transição escolar, no entanto, estão também motivados para a nova experiência escolar. Foi ainda possível identificar que os alunos percecionam alguns aspetos negativos na transição escolar, nomeadamente a separação do grupo de pares e a interação com alunos mais velhos. Por outro lado, verificámos que os alunos com irmãos mais velhos apresentam menos níveis de receio e preocupação com a transição escolar do que os alunos sem irmãos mais velhos. Relativamente aos encarregados de educação, constatámos não existir uma relação entre a sua qualificação académica e a forma como percecionaram que o seu filho vivenciou a transição. No entanto, verificámos a existência de uma relação positiva entre as dificuldades dos encarregados de educação com esta transição escolar e a sua perceção acerca das dificuldades do seu filho nesta nova fase escolar. Por fim, realçamos e compreendemos a importância de estratégias escolares, de caráter abrangente, enquanto formas de preparação para uma transição escolar benéfica e positiva para o aluno.