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- Psicólogo escolar nos institutos federais de educação : analisando a identidade, a autoeficácia e o engajamento no trabalhoPublication . Koehler, Solange Ester; Mata, LourdesEsta tese objetivou definir a identidade do psicólogo que atua em contexto escolar dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), perpassando pelo estudo da autoeficácia laboral e do engajamento no trabalho. Estes Institutos formam uma rede de instituições escolares distribuída por todo o território brasileiro, criada em 2008, com a oferta de cursos que vão do ensino médio técnico à pós-graduação voltada para a educação profissional e tecnológica. Inicialmente, procedeu-se a construção e validação da Escala de Crenças de Autoeficácia para Psicólogos em Contexto Escolar. Em seguida, elaborou-se um questionário com questões abertas e fechadas, para a caraterização da atuação dos psicólogos nos IFs, e incluiu-se a Escala Utrecht de Engajamento no Trabalho e a escala de autoeficácia indicada. Participaram da investigação 205 psicólogos de todos os estados brasileiros. Os resultados obtidos, revelaram que os psicólogos escolares dos IFs eram majoritariamente mulheres, com idade média de 35 anos, sendo que a grande maioria realizou curso de pós-graduação. Quanto as ações mais frequentes e o público prioritário de intervenção, verificou-se que os psicólogos dirigiam as suas ações, preferencialmente, para os estudantes, mas também, para a comunidade escolar (pais, docentes, demais colegas técnicos), observando-se uma intervenção alargada baseada na psicologia escolar crítica. No que se refere à autoeficácia laboral, identificaram-se níveis positivos nas três dimensões (Profissional, Relacional, Famíliar), embora os níveis mais baixos se relacionassem com a atuação com as famílias. Quanto ao engajamento no trabalho, os valores encontrados foram ajustados para as três dimensões: vigor, absorção, dedicação. Constatou-se que, a autoeficácia profissional e relacional foram preditores do engajamento no trabalho.