Browsing by Issue Date, starting with "2020-01-21"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Ansiedade face aos testesPublication . Videira, Joana Raquel Faia; Mata, LourdesO stress e a ansiedade são uma constante no dia-a-dia da população em geral. Na vida académica isto não é diferente pois os alunos são expostos a diversas situações causadores desse stress e dessa ansiedade, como por exemplo a pressão que sentem por parte dos professores ou até dos pais para alcançarem bons resultados, as constantes avaliações a que são sujeitos ao longo de todo o percurso académico, o receio que os próprios sentem em falhar, as expectativas sentidas por estes em relação à sua vida académica, entre outras. Tudo isto poderá influenciar tanto o desempenho académico dos alunos como o sucesso escolar dos mesmos. . Existem factores que poderão mostrar diferenças nos níveis de ansiedade como por exemplo o facto de o aluno já ter reprovado de ano anteriormente, o género, o autoconceito e o nível de escolaridade em que se encontram. Posto isto, este trabalho apresenta como objectivo conhecer e compreender a ansiedade face aos testes nos estudantes de duas turmas que frequentam o 8º, 9º, 10º e 11º anos lectivos do agrupamento de escolas da Brandoa, Amadora. Este trabalho, pretende também compreender o comportamento da variável ansiedade face aos testes em relação ao autoconceito, ao género, ao ciclo escolar e ao proveito escolar dos alunos. A recolha dos dados foi de forma quantitativa através de dois questionários, o QAT – “Questionário da Ansiedade Face aos Testes” de Rosário e Soares (2004) e a “Escala de Autoconceito e Auto-Estima” de Peixoto e Almeida (1999). Os resultados não foram de encontro à literatura, não tendo sido verificadas diferenças significativas na ansiedade sentida face aos testes em relação ao género, autoconceito, ciclo escolar e proveito académico. Assim, os resultados não foram de encontro às hipóteses propostas neste estudo. No entanto, isto poderá ser explicado, como mais à frente se poderá consultar.