Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-31"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O trabalho de grupo como estratégia de ensino e aprendizagemPublication . Lopes, Mónica Isabel Pereira Tomaz Coutinho; Lopes, MónicaO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e do ISPA, em Lisboa, no ano letivo 2016/2017. Integrado na área científica da prática e ensino supervisionado (PES), o presente estudo surge de um período de estágio realizado numa turma do 2º ano de escolaridade com crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos. O tema deste relatório final o trabalho de grupo como estratégia de ensino e aprendizagem surge no sentido de mostrar como o trabalho de grupo pode ser uma alternativa ao ensino tradicional. O objetivo deste estudo é perceber de que forma o trabalho de grupo pode ser uma estratégia potenciadora para o ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada para a elaboração desta investigação foi de caráter investigação-ação, privilegiando como instrumento a observação, nomeadamente das atividades implementadas.
- Interações e aprendizagem numa turma heterogénea no âmbito do Movimento da Escola Moderna"Publication . Faustino, Rita de Oliveira; Gomes, Elisabete XavierO presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada (PES), presente no Curso do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e no Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. A análise das interações das crianças surgiu da observação direta das práticas pedagógicas presentes e observadas dentro da instituição, onde foi realizada a Prática Especifica Supervisionada, onde todas as salas eram compostas por grupos heterogéneos de ensino-aprendizagem. O facto de os alunos se encontrarem em diferentes anos curriculares do 1ºCEB dentro do mesmo espaço educativo, provocou interesse e curiosidade em compreender como é que as aprendizagens eram feitas. Desta forma, este relatório tem como objetivo analisar um conjunto de interações das crianças durante diferentes momentos das suas rotinas e atividades pedagógicas, com o intuito de compreender de que modo a aprendizagem em interação com os outros desenvolve e promove um conjunto de aprendizagens cognitivas e valores sociais resultantes da partilha e da interajuda de todos os elementos do grupo.
- Trabalho de projeto como promotor da aprendizagem do aluno na área do estudo do meioPublication . Costa, Ana Filipa Amorim; Tempera, Tiago Bruno CorreiaO presente relatório final resulta da conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em Lisboa, realizado no ano letivo de 2016/2017. Este surge a partir do trabalho desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico com uma turma do 3.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os oito e os nove anos de idade. Este relatório é intitulado por Trabalho de Projeto como promotor da aprendizagem do aluno na área de Estudo do Meio, visa compreender como o Trabalho de Projeto é uma metodologia eficaz que promove a aprendizagem significativa dos alunos, compreender como se pode abordar conteúdos presentes no programa de forma mais dinâmica envolvendo os alunos ativamente no processo de Ensino-aprendizagem e qual deve ser o papel do professor durante o desenvolvimento do projeto. Na intervenção desenvolvida no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, proporcionei ao grupo um conjunto de atividades intencionais com base na Metodologia de Trabalho de Projeto levando-o à construção de aprendizagens motivadoras e significativas através de um momento prazeroso. Assim sendo, a metodologia utilizada neste relatório insere-se numa abordagem qualitativa, pela natureza deste estudo, tendo recorrido à técnica da pesquisa e análise documental, da observação direta e participante e da conversa informal, e aos instrumentos de recolha de informação o diário de bordo e o questionário. De forma a dar resposta à questão “Como a Metodologia de Trabalho de Projeto, em sala de aula, promove a aprendizagem do Estudo do Meio com alunos do 3.º ano de escolaridade?” através da problemática, Trabalho de Projeto como promotor da aprendizagem do aluno na área do Estudo do Meio, foi imprescindível realizar uma revisão de literatura para sustentar a problemática em Estudo. Ainda foi necessário analisar, de forma crítica e reflexiva, as atividades desenvolvidas com os alunos. Com este estudo concluiu-se que a Metodologia de Trabalho de Projeto é uma estratégia enriquecedora e facilitadora tanto para o professor como para o aluno pois permite que o professor partilhe e transmita novos saberes, estimule a criatividade do grupo, envolva todos os ix alunos, proporcione momentos de interações, entre os alunos e estes com o professor, onde haja troca de ideias, de opiniões e de conhecimentos. Para o aluno, esta metodologia permite que aprendam uns com os outros através das partilhas de conhecimento e das aprendizagens em conjunto, que se sintam ouvidos, envolvidos e úteis, que haja uma facilidade na aquisição dos conteúdos, que consigam dar significado às aprendizagens e que confrontam os seus conhecimentos com os novos saberes.