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- It´s about time, it´s not you it´s me: my time is not your time": Escala de percepção de tempo de utilização onlinePublication . Lopes, Ana Rita de Sousa; Patrão, Ivone Alexandra MartinsAs dependências Online têm sido descritas como um fenómeno decorrente da sistemática utilização às sofisticadas tecnologias de informação e comunicação actuais. O presente estudo teve como principal objectivo a construção e validação de uma nova escala com base num modelo construído sobre a Percepção de Tempo de Utilização Online (PTUO). Pretendeu-se compreender a relação entre este novo instrumento de medida e a adição à Internet. Bem como a associação entre os cinco traços de personalidade e a escala PTUO. Participaram 1106 sujeitos de nacionalidade portuguesa (F= 548; M= 558), entre os 11 e os 80 anos (M= 31.8; DP= 14.4). Os resultados obtidos nesta amostra, revelaram que a nova escala PTUO apresenta uma estrutura unifactorial com qualidades métricas satisfatórias. A análise confirmatória demonstrou índices de ajustamento aceitáveis com a solução a um factor. Tendo sido verificado uma fiabilidade compósita de .91 e um α= .92. Demonstrou-se que a escala apresenta uma correlação positiva com a dependência Online e que está associada positiva e negativamente a alguns traços da personalidade. Concluiu-se que a PTUO poderá ser um factor relevante e com utilidade prática para compreender a emergência das dependências de comportamento associadas à utilização das TIC’s.
- Expetativas de futuro em crianças de diferentes meios sociais e nos respetivos progenitoresPublication . Ferreira, Catarina Salgado; Mata, LourdesO presente estudo pretende investigar as expetativas que as crianças têm relativamente ao seu futuro, do ponto de vista da criança e do ponto de vista dos respetivos progenitores. Este trabalho tem, ainda o objetivo de compreender se as expetativas para o futuro das crianças dependem da classe social a que estas pertencem, sendo que as classes sociais a estudar são a classe social baixa e a classe social alta. Além da análise das expetativas será observado também, quais são as influências que as crianças têm no seu dia-a-dia que as levam a que tenham determinadas expetativas. O método usado para a recolha de informação foi a entrevista, pois esta permite obter respostas mais concisas. Foram realizadas vinte e quatro entrevistas, sendo que metade destas foi às mães e a outra metade aos seus respetivos filhos. Dentro do grupo das mães metade pertencem à classe social baixa e metade à classe social alta, assim como no grupo dos filhos. A partir da análise das entrevistas é possível compreender as diferenças e as semelhanças nas expetativas que os pais e os filhos têm para o futuro destes, as disparidades e as parecenças entre as expetativas das crianças que pertencem a diferentes classes sociais e por último, qual o motivo da existência destas diferentes expetativas. Ao compreendermos o que influência as diferentes expetativas será possível, mais tarde criar sessões junto das populações que apresentam expetativas mais negativas para o seu futuro. Estas sessões terão o objetivo de ajudar as populações a terem expetativas mais elevadas e assim terem um melhor futuro pessoal, social, económico e cultural.
- Relação entre a motivação e as conceções de avaliação, entre alunos do 7º, 8º e 9º ano de escolaridadePublication . Gomes, Flávia Lima; Monteiro, VeraA avaliação, em sua finalidade escolar, atualmente processa-se em duas vertentes relevantes, a de classificar e a de melhorar a aprendizagem. A prática mais classificatória implica um resultado pautado pela motivação extrínseca enquanto que a prática formativa associa-se à motivação intrínseca. O objetivo deste estudo é averiguar as conceções de avaliação de alunos do terceiro ciclo de ensino, ou seja, investigar a perceção que os estudantes têm da avaliação em contexto escolar, fazer uma análise entre as conceções dos alunos e as suas orientações motivacionais em relação à matemática. O estudo aqui apresentado sobre a relação entre a motivação e as conceções de avaliação em alunos do ensino básico enquadra-se no método quantitativo diferencial. A Pesquisa foi composta por 310 participantes com idades entre os 13 e 15 anos. Os instrumentos utilizados para recolha de dados foram a Escala das Conceções de Avaliação - "O que penso da avaliação" e Escala de Avaliação da Motivação do Aluno - "Porque é que eu faço as coisas?" (SRQ-A). Os resultados obtidos na investigação mostram que há relação positiva e significativa entre a conceção de avaliação e a motivação. A avaliação vista como uma forma de melhorar o ensino e a aprendizagem estava relacionada com uma motivação mais autónoma para a Matemática. Os alunos com menos escolaridade apresentaram uma conceção de avaliação em Matemática mais reguladora e uma motivação mais autónoma do que e os seus colegas mais velhos. Os alunos com melhor desempenho escolar em matemática apresentaram uma conceção de avaliação mais reguladora e uma motivação mais autónoma do que os alunos com pior desempenho escolar.