Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-11"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As representações de indisciplina em adolescentes do 3º cicloPublication . Tavares, Carolina Henriques Raposo Marques; Morgado, JoséAs representações constituem um elemento essencial de análise à diversidade e complexidade de fenómenos educativos emergentes no contexto escolar. Tão antiga quanto a escola, a indisciplina tem perpassado a história da educação, mantendo-se no pódio dos maiores destaques e desafios pedagógicos da atualidade. Considerando a fase do desenvolvimento biopsicossocial por que passam os jovens que revelam este tipo de comportamentos, a adolescência, o estudo destes constructos é uma via privilegiada de acesso aos seus modos de habitar a escola. Por conseguinte, o objetivo do presente estudo é analisar as representações que os alunos do 3º ciclo têm da indisciplina. Recorrendo a uma metodologia quantitativa, cujo carácter é comparativo e correlacional, a amostra do presente estudo conta com 238 alunos do 7º, 8º e 9º ano de duas escolas do Agrupamento dos Olivais, em Lisboa. Partindo das respostas obtidas a um inquérito por questionário, o instrumento de investigação, os resultados evidenciam que as representações de indisciplina diferem significativamente em função do género e da faixa etária. Não se revelaram diferenças significativas entre as representações de indisciplina e as habilitações literárias dos pais; a existência de alunos indisciplinados na turma; e a classificação do comportamento. Contudo, importa considerar todos os resultados obtidos por representarem uma via de acesso à compreensão da indisciplina em sala de aula e contribuírem para instigar investigações futuras.