Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-15"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A pedagogia uma vivência plena da prática profissional em educação de Infância"Publication . Quelhas, Ana Catarina Coelho da Cruz Mendes; Brito, Ana TeresaO presente relatório insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Este trabalho pretende dar a conhecer o modo como é aplicada a Pedagogia-em-Participação em contexto de creche e jardim de infância, numa instituição particular de solidariedade social, onde foi desenvolvida a minha prática supervisionada. O interesse em aprofundar este tema surgiu assim que iniciei o estágio em creche e tive a oportunidade de ver a forma como as crianças agiam perante o que as rodeava e lhes era oferecido em contexto de bem-estar, desenvolvimento e aprendizagem. Tornou-se essencial aprofundar o meu conhecimento sobre a Pedagogia-em-Participação, os princípios desta pedagogia, os eixos pedagógicos nos quais os educadores se regem para o pensar-fazer pedagogia no quotidiano, a criação de espaços e tempos que permitem às crianças construir as suas aprendizagens em companhia, assim como a organização dos materiais pedagógicos. Para complementar este estudo, realizei uma entrevista semiestruturada que inclui três questões dirigidas à educadora de creche com o objetivo de compreender a perspetiva da entrevistada sobre os fundamentos e princípios da Pedagogia-em- Participação; da organização do espaço, tempo e materiais nesta pedagogia e também sobre a documentação pedagógica utilizada e o modo com seleciona a informação. Apresento ainda quatro atividades escolhidas entre as propostas que realizei com as crianças em creche e jardim de infância, e um projeto final, realizadas com base nos princípios da Pedagogia-em-Participação. Este relatório expressa o impacto que a vivência da Pedagogia-em-Participação em Educação de infância teve em mim, procurando revelar também a dimensão da sua potencialidade no bem-estar, desenvolvimento e aprendizagem ativa, participativa das crianças.