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- O papel do/a educador/a na promoção da literacia emergente à luz do modelo pedagógico do Movimento de Escola ModernaPublication . Neto, Joana Patusco; Gomes, Elisabete XavierA Educação de infância tem vindo a afirmar-se cada vez mais como uma etapa decisiva na vida e desenvolvimento da criança, assumindo a aprendizagem e desenvolvimento da leitura e da escrita em idade pré-escolar um papel fundamental para a sua formação futura. De facto, ainda que aquisição de literacia deva ser vista como um desenvolvimento contínuo que se inicia bem cedo na vida da criança, praticamente desde o nascimento como defendem alguns autores, esse processo de desenvolvimento pode e deve ser potenciado no jardim-de-infância, pelo que o papel do educador e as estratégias utilizadas são fundamentais para a promoção e desenvolvimento da literacia emergente da criança. No âmbito da prática de ensino supervisionada em Jardim-de-Infância direcionei o meu trabalho de intervenção e investigação no sentido de analisar o papel do educador e identificar as estratégias do modelo pedagógico do Movimento de Escola Moderna Portuguesa (MEM) facilitadoras da promoção e desenvolvimento da literacia emergente. Na intervenção desenvolvida ao longo do estágio, desenvolvi um conjunto de atividades intencionalmente orientadas para a promoção e desenvolvimento da literacia emergente. Para além disso, no âmbito da rotina diária de acompanhamento do grupo, a utilização dos instrumentos de pilotagem, claramente definidos no modelo do MEM, potenciam a aquisição da leitura e da escrita por parte das crianças. Assim, em face da intervenção e investigação realizadas, apresenta-se neste relatório todo o trabalho desenvolvido com as crianças a longo do estágio e faz-se uma análise reflexiva desse mesmo trabalho, podendo concluir-se que as estratégias do modelo do MEM e o papel do educador na facilitação e promoção da literacia emergente junto das crianças são indissociáveis, na medida em que as estratégias guiam o educador, mas o sucesso prático dessas estratégias exigem do educador um perfeito entendimento do propósito das mesmas. Palavras-chave: Literacia emergente, Educação pré-escolar, papel do educador, Movimento da Escola Moderna.
- A importância de um ambiente educativo promotor da brincadeira livrePublication . Vinagre, Anabela Duarte; Brito, Ana TeresaO presente estudo prende-se com a importância do ambiente educativo, mais concretamente do contexto de sala, como promotor da brincadeira livre das crianças em idade pré-escolar. O educador, ao gerir o currículo, pode valorizar a importância que a componente da brincadeira livre tem no desenvolvimento pleno e construtivo da criança. É através do brincar que a criança liberta a sua mente, desperta os seus sentidos para dar significado às suas ações, desenvolvendo, assim, a sua criatividade e imaginação. Deste modo, o papel do educador deve ser de apoio ao pleno desenvolvimento da criança, potenciando a sua autonomia e envolvimento na aprendizagem. Este relatório reporta a momentos observados e vivenciados em contexto de estágio, realizado numa sala com 23 crianças de idades compreendidas entre os 4 e 5 anos. Como forma de aprofundar o papel do educador na promoção do ambiente educativo, com a colaboração das crianças, realizou-se um projeto composto por oito atividades que promoveram a construção de melhoria de uma área da sala identificada como necessitando de renovação (Garagem). Para a recolha de dados, utilizou-se a observação direta, sustentada por notas de campo, que reportam as brincadeiras nesta área antes da intervenção na mesma. Realizaram-se, também, entrevistas individuais às crianças, depois da intervenção, que sustentam a sua satisfação e interesse renovado decorrentes da reconstrução conjunta da área da garagem.